Modernas técnicas gerenciais, inovação e
empreendedorismo

No curso de Administração da Unicamp, ministrado no campus de Limeira – na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) –, os alunos dedicam-se ao estudo e prática dos aspectos relacionados à criação, diagnóstico, planejamento e execução de atividades em organizações com e sem fins lucrativos e de diferentes setores da economia, a partir de uma perspectiva ética e interdisciplinar. O curriculum do curso de Administração está em sintonia com os melhores cursos, tendo sido realizadas e incorporadas inovações pedagógicas a partir de visitas internacionais realizadas nas melhores escolas do mundo.

O curso possui uma base interdisciplinar, porque parte da compreensão de que a interação com o mundo real não se dá de forma disciplinar, por meio do entendimento e aplicação de conceitos derivados de áreas puras de conhecimento. Assim, para a formação de um profissional integral, o curso de Administração conta com disciplinas que dialogam na perspectiva do desenvolvimento de um pensamento crítico acerca da realidade do mundo contemporâneo. Para reforçar esta visão, o curso possui um Núcleo Geral Comum (NGC), que contempla diversas disciplinas da área de ciências humanas e sociais.

O curso de Administração foi desenhado para fornecer conhecimento e desenvolver habilidades e atitudes coerentes com um ambiente de negócios em constante transformação. Para tanto, os alunos dedicam-se ao estudo dos aspectos operacionais e estratégicos relacionados à análise, planejamento e implantação de ações em diversos tipos de organizações, com uma perspectiva inovadora e empreendedora em sua relação com o mercado e com a sociedade.

Atuação do profissional

O(a) profissional graduado(a) em Administração será capaz de atuar, de forma estratégica e empreendedora, nos diferentes setores da economia. Para tanto, o(a) aluno(a) contará com habilidades gerenciais e críticas e com uma visão sistêmica da dinâmica do mercado, que lhe permitirão avaliar o papel das organizações e os impactos delas no meio ambiente, no desenvolvimento e na sociedade. A formação generalista conferirá ao aluno a liberdade de compor sua formação direcionada aos seus interesses de carreira, com possibilidade de montar a matriz curricular a partir de disciplinas eletivas disponíveis (na área de comércio internacional, empreendedorismo, projetos, finanças, sustentabilidade, marketing, agronegócio, inovação e outras), garantindo a flexibilidade e a adaptabilidade em um mundo em transformação.

O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) foi idealizado em uma perspectiva de transformação social e econômica, com a possibilidade também de engajamento do(a) estudante em atividades na comunidade. A FCA também fornece um conjunto de atividades que o(a) estudante pode se engajar, como a atuação em organizações estudantis. O curso opera numa perspectiva de empoderamento do(a) aluno(a), tornando-o(a) ativo no processo de aprendizagem, de forma a se aproximar da possibilidade de resolução de problemas reais da sociedade.

Vida Acadêmica

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS