Curso de graduação em Enfermagem:
por um melhor serviço no cuidado da saúde

O cuidar do enfermeiro é complexo e requer habilidades e competências de natureza técnica, científica, humana e ética. O graduando em enfermagem, ao longo do curso, aprende a ampliar seus conhecimentos, aperfeiçoar sua prática e seu preparo profissional por meio do estudo, da observação e da experiência. Com essas premissas, o ensino prepara o profissional qualificado para o trabalho, para prestar cuidados de saúde em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, integralidade, equidade e universalidade.

O curso está fortemente comprometido com o desenvolvimento do conhecimento e de competências dos alunos para assegurar a excelência clínica, a pesquisa, a liderança e habilidades necessárias para intervir na assistência à saúde da população. Oferece suporte e estimula o intercâmbio entre graduandos da Unicamp e de outras instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais.

O trabalho do enfermeiro ocorre por meio de dois processos concomitantes: processo de cuidar e processo de administrar. Além disso, não se dá de modo isolado, mas de maneira multiprofissional.

Assim sendo, o graduando é inserido em diversos campos de atividades teórico-práticas, como hospitais, centros de saúde, escolas, creches, instituição para idosos, ambulatórios, entre outros.

De acordo com as Diretrizes Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, os últimos dois semestres do curso são utilizados para vivenciar o mundo do trabalho profissional, por meio das disciplinas de estágio curricular supervisionado, e o aprendizado da pesquisa em enfermagem, pelas disciplinas de trabalho de conclusão de curso, momento no qual há a inter-relação com os grupos de pesquisas e com os alunos do Programa de Pós-Graduação stricto sensu.

Ressalta-se que o curso de graduação em Enfermagem da Unicamp oferece duas modalidades de formação, bacharelado e licenciatura, com a possibilidade de cursá-las concomitantemente. O graduando obterá o título de bacharel e licenciado em enfermagem ou apenas bacharel em enfermagem.

Perfil
Na modalidade bacharelado o curso visa formar o enfermeiro capaz de atuar em diferentes áreas de maneira crítica, reflexiva e integradora; preparado para o exercício de enfermagem com autonomia, apoiando-se em evidências científicas e pautado em princípios éticos, respeitando as crenças e valores das pessoas sob seus cuidados; preparado para estabelecer comunicação interpessoal, escrita e verbal apropriadas; preparado para atuar como educador em saúde e promotor da educação continuada e permanente; capaz de atuar em equipe, valorizando o saber de cada profissional; capaz de desenvolver ações de liderança junto à equipe de enfermagem e à multiprofissional; preparado para reconhecer e intervir sobre situações voltadas à sustentabilidade; preparado para reconhecer e intervir sobre situações de catástrofes; capaz de identificar e intervir sobre as situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando seus determinantes; preparado para atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, compreendendo a dimensão política de sua atuação e com capacidade de desenvolver a investigação científica como meio de aprimorar sua compreensão sobre a pessoa e o meio em que vive e a partir dessa compreensão, propor e implementar ações de enfermagem que contribuam para a melhoria das condições de saúde.

Na modalidade licenciatura, o curso oferece qualificação para o trabalho em instituições educativas, escolares e não escolares, em educação básica e em educação profissional em enfermagem. Faz parte dessa formação profissional, a experiência investigativa, bem como de reflexão acerca de aspectos políticos e culturais da ação educativa.

Vida Acadêmica

FACULDADE DE ENFERMAGEM