21/09/2020 / Em: Destaques, Notícias, Releases

Todos os candidatos aos cursos de Música do Vestibular Unicamp 2021 deverão enviar para a Comvest, no período de 21/09/2020 a 02/10/2020, o material audiovisual (vídeo) que servirá para a avaliação da Etapa I das Provas de Habilidades Específicas em Música. O vídeo deverá atender aos seguintes requisitos:

1. Ser apresentados em arquivo digital no formato avi, mp4 ou mkv, resultado de gravação realizada por celular, filmadora ou outro equipamento de registro audiovisual;
  2. O(A) candidato(a) deverá registrar conteúdos indicados no item IV, de acordo com sua modalidade;
  3. Durante a execução musical, o vídeo deverá enquadrar o corpo inteiro do(a) candidato(a), deixando claramente visíveis o rosto e sua habilidade ao tocar o instrumento escolhido, isto é, mostrando a sua execução durante a gravação da peça musical;
  4. Antes de iniciar sua performance musical, o(a) candidato(a) deverá dizer no vídeo seu nome, número de inscrição, curso a que está concorrendo e nome da peça que irá executar;
  5. A gravação deverá ser realizadas por apenas uma câmera fixa e não deverá haver qualquer tipo de edição ou manipulação do conteúdo do material audiovisual. Aconselha-se aos candidatos reverem as suas gravações antes de fazer o upload para garantir que sejam de boa qualidade.

O candidato deverá fazer o upload do arquivo entre os dias 21/09/2020 e 02/10/2020. Não será aceito nenhum tipo de material audiovisual enviado fisicamente para a Comvest. Somente os arquivos devidamente enviados online nos formatos indicados serão avaliados. Certifique-se de que o envio dos vídeos foi efetivado, salvaguardando seu protocolo.

É de inteira e exclusiva responsabilidade do(a) candidato(a) o envio correto do vídeo para a Etapa I, bem como seu conteúdo.

Em todas as Etapas, caso o candidato não envie os vídeos no período estipulado, não o faça corretamente e em sua totalidade, ou ainda extrapole o tempo máximo estipulado para cada vídeo, estará eliminado do processo de avaliação das Provas de Habilidades Específicas do Curso de Música. Os candidatos que não forem aprovados nas Provas de Habilidades Específicas poderão continuar o Processo Seletivo 2021 para os outros cursos indicados como segunda opção no ato da inscrição.

Ao acessar a página da Comvest destinada ao upload dos vídeos, o candidato será direcionado a um breve questionário, de preenchimento obrigatório. Sem o devido preenchimento dos campos solicitados, o candidato não conseguirá iniciar o upload dos seus vídeos.

As provas de Música Popular: Voz e Música Erudita: Voz exigirão acompanhamento de instrumento harmônico (piano, violão, acordeom, cavaquinho etc.). Tal acompanhamento pode ser “ao vivo” ou em forma de “playback”. Nas provas das demais modalidades o acompanhamento é opcional, podendo também ser “ao vivo” ou em forma de “playback”.

A avaliação do material audiovisual concernente às Habilidades Específicas Instrumentais (Etapa I para todas as modalidades, e Etapa III para modalidades Instrumento Erudito e Música Popular) será composta por dois parâmetros. O primeiro avaliará o desenvolvimento técnico do instrumentista. Quando pertinente, serão avaliados o dedilhado, a postura, o controle de arco, além da afinação, ritmo, articulação e fraseado. O segundo está relacionado ao desenvolvimento interpretativo e expressividade musical. Nesse tópico o candidato será avaliado quanto à maturidade interpretativa, fluidez e andamento da execução. No caso de peças de livre escolha, também será avaliada a adequação e a pertinência da peça escolhida. Não serão considerados na avaliação aspectos relacionados à qualidade do instrumento musical utilizado pelo candidato, à exceção quando sua voz é o instrumento avaliado.