Página Inicial


Foto: Antoninho Perri
 
artes cenicas
Curso prevê montagem de espetáculos
Período: diurno em período integral
Vagas: 25
Integralização: 8 semestres
 
Relação candidatos/vaga:
1ª fase – 20,1 / 2ª fase – 3,2
 
Unidade:
IA – Instituto de Artes
www.iar.unicamp.br
cgia@iar.unicamp.br
Tel: (19) 3521.2438 / 3521.6589
Fax: (19) 3521.6576
 

Artes Cênicas

Pensando o teatro
A busca de abordagens inovadoras para a linguagem teatral

O curso de Artes Cênicas da Unicamp tem o objetivo de formar atores que, além de estarem aptos a trabalhar nos diversos campos abertos ao profissional de artes cênicas, sejam também artistas conscientes de seu papel na sociedade, enquanto pensadores capazes de dialogar, por meio da criação artística, com as diversas questões individuais e coletivas vivenciadas pelo homem atualmente.

Por meio de uma instrumentalização, prática e teórica, nas diversas linguagens teatrais existentes – sendo essa apenas uma das prerrogativas do curso –, o aluno de Artes Cênicas deverá se formar apto a pensar o teatro e a arte a partir de suas próprias concepções de pesquisa, a fim de, após o curso, escolher dentre os diversos caminhos apresentados no decorrer de seu aprendizado.

“Realmente, nós tentamos mostrar ao aluno que o trabalho do ator começa muito antes do espetáculo”, explica a coordenação de graduação do curso. “O intuito é formar profissionais que cultivem ideias próprias e sejam capazes de mostrar, nos palcos, abordagens inovadoras para a linguagem teatral. Trata-se não somente de fazer teatro, mas de pensar o teatro”.

Tempo Integral
O curso de Artes Cênicas é oferecido em período integral, na modalidade
bacharelado, e pode ser concluído em oito semestres.

Os dois primeiros anos são dedicados à formação básica do ator e incluem disciplinas teóricas que oferecem não só um conhecimento amplo sobre história e teorias do teatro, além de dramaturgia, mas principalmente que fornecem um repertório de conhecimento a fim de propiciar uma reflexão sobre as diversas possibilidades de pesquisa em artes cênicas. Nessa fase do curso o aluno vive um intenso processo de preparação corporal e vocal, além de disciplinas voltadas diretamente para interpretação cênica.

Os últimos quatro semestres do curso ampliam a formação básica no sentido de proporcionar aos alunos a experiência de elaboração de exercícios cênicos completos, em diferentes linguagens teatrais. São três projetos artísticos, cada qual com um foco de aprendizado diferente, que envolvem não só a criação do aluno enquanto ator-pesquisador em formação, mas também todo o trabalho de preparação de um espetáculo teatral. No último semestre, os alunos podem propor projetos artísticos independentes, de acordo com as linhas de trabalho com as quais mais se identificaram no decorrer do curso.

O campo de trabalho de um profissional em artes cênicas formado pela Unicamp é bastante amplo, podendo o mesmo trabalhar como ator em grupos e companhias, como instrutor de teatro em cursos livres, como pesquisador e crítico.

     

 

   Você está em: Página inicial: Cursos: Artes Cênicas
Dúvidas & Fale conosco