Página Inicial


Foto: Antoninho Perri
 

Faculdade dispõe de moderna infraestrutura
Período: diurno em período integral
Vagas: 50
Integralização: 8 semestres
 
Relação candidatos/vaga:
1ª fase – 8,8 / 2ª fase – 3,4
 
Período: noturno
Vagas: 50
Integralização: 10 semestres
 
Relação candidatos/vaga:
1ª fase – 7,2 / 2ª fase – 3,6
 
Unidade:
FEF – Faculdade de Educação Física
www.fef.unicamp.br
graduacao@fef.unicamp.br
Tel: (19) 3521.6606
Fax: (19) 3289.4338
  Educação Física
 

Proposta inovadora
Mais que uma simples escola de esportes ou para esportistas

Quem chega à Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp pensando em encontrar única e exclusivamente espaço para as atividades físicas, pode ficar surpreso ao encontrar alunos realizando pesquisas básicas e aplicadas, participando de grupos de estudo e elaborando projetos para iniciação científica e de extensão. Tradicionalmente vista como área de atuação prática, a educação física vem passando por modificações importantes desde o início da década de 1980, quando os profissionais começaram a se preocupar com fundamentar a formação acadêmica para dar à área um respaldo científico.

A Faculdade de Educação Física (FEF), desde sua criação, está na vanguarda deste movimento. A começar por contar com docentes de projeção nacional e internacional e apresentar um diferencial em relação às outras faculdades logo na seleção dos candidatos, uma vez que não realiza provas de habilidades específicas para ingresso, por acreditar que o potencial do professor de educação física a ser formado vai além das barreiras do desempenho físico.

O currículo do curso também apresenta inovações. O aluno encontrará não só disciplinas ligadas às ciências biológicas (fisiologia, anatomia, bioquímica, crescimento e desenvolvimento humano, cinesiologia e biomecânica), como também disciplinas voltadas às ciências humanas (sociologia, psicologia, antropologia, filosofia e história) desde o início. O curso conta com uma nova estruturação curricular, que reforça a formação integral do acadêmico e proporciona um eixo central de trocas e convivências ao longo de todos os semestres.

Completam a formação do profissional, disciplinas com ênfase em conhecimentos específicos sobre esporte, jogo, ginástica, dança, lutas, entre outros. Embora seja grande a preocupação com a formação teórica do aluno, ressalta-se que isso não significa ausência de atividades práticas nas aulas e em atividades de extensão oferecidas para a comunidade, que muito ampliam a formação dos estudantes da FEF. O curso é oferecido tanto no período diurno (integralizado em oito semestres) quanto no noturno (integralizado em dez semestres), ambos nas opções de bacharelado e licenciatura.

Destacam-se ainda, as instalações esportivas (quadras poliesportivas, pista de atletismo, salão de dança, entre outras), além dos Laboratórios de Estudos e Pesquisa, como de Fisiologia do Exercício, Instrumentação em Biomecânica, Atividade Motora Adaptada, Eletromiografia, Imagem Corporal e Atividades Aquáticas que se associam ao Laboratório Integrado (LABFEF). O LABFEF subsidia o desenvolvimento de componentes práticos de disciplinas de graduação, de pós-graduação e de cursos de extensão, bem como a realização de projetos de pesquisas dos docentes, de seus orientandos e outros pesquisadores colaboradores, de iniciação científica, monografias de graduação (licenciatura e bacharelado), dissertações de mestrado ou de teses de doutorado.

Formação

O candidato a uma vaga não precisa ser um atleta ou praticante de alguma modalidade física. O curso está voltado à formação de profissionais competentes para enfrentar os novos e constantes desafios da área, possibilitando que busquem capacitação para atuarem em diversas áreas do conhecimento, que não só as atividades físicas da moda ou do alto desempenho. Os interessados devem vir preparados para estudar e se dedicar especialmente para aproveitar a vida universitária e todas as oportunidades de formação que esta instituição pública pode oferecer.

O profissional

Durante muito tempo o profissional formado em Educação Física se dedicava quase exclusivamente às aulas no ensino formal. Já há algum tempo esta realidade mudou e hoje cresce sua atuação em diferentes locais como: academias, clubes, órgãos públicos, instituição de pesquisa, clínicas de reabilitação, hotéis, spas e empresas.

O bacharel em Educação Física poderá atuar como técnico em esportes, administrador esportivo e assessor técnico em esportes, orientador de programas na área da saúde, na área de pesquisa científica, no planejamento, na administração e em projetos ligados à recreação e ao lazer em instituições públicas e privadas, em programas dedicados a pessoas com necessidades especiais, entre outros. Já a atuação do licenciado pode se dar no planejamento, na execução e avaliação da disciplina educação física nas escolas de ensino fundamental e médio e também na pesquisa científica ligada às questões da educação física escolar.

     

 

   Você está em: Página inicial: Cursos: Educação Física
Dúvidas & Fale conosco