Página Inicial


Foto: Antoninho Perri
 

Alunos projetam sistemas integrados de hardware e software a partir do terceiro ano
Período: diurno em período integral
Vagas: 90
Integralização: 10 semestres
 
Relação candidatos/vaga:
1ª fase – 24,7 / 2ª fase – 6,4
 

Unidades co-responsáveis:
IC – Instituto de Computação
www.ic.unicamp.br
sec-grad@ic.unicamp.br
Tel: (19) 3521.5845
Fax: (19) 3521.5847

FEEC – Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
www.fee.unicamp.br
grad-ec@fee.unicamp.br
Tel: (19) 3521.3716
Fax: (19) 3521.3866
 

Engenharia de Computação

Um profissional ligado às necessidades da sociedade contemporânea
Tecnologia da informação tem impacto em todos os aspectos da sociedade

O curso de Engenharia de Computação alia uma sólida formação de base em engenharia a uma formação especializada nos tópicos de computação, habilitando o profissional da área a uma ampla atuação. O engenheiro de computação formado pela Unicamp pode exercer, obviamente, a criação, manutenção e suporte a sistemas de informação e de computação; mas sua formação também o habilita a contribuir na tomada de decisão, nos processos de negócio, na automação e controle de processos, na gestão da informação, entre outros campos de atuação.

Uma profissão engajada

“A computação é tanto sobre computadores quanto a astronomia é sobre telescópios”. Essa frase, folclórica da área, explica o amplo papel do engenheiro de computação, profissional cujo interesse não se limita aos computadores, mas se estende a todos os aspectos da informação, da automação, dos processos.

O engenheiro de computação é hoje convidado a pensar grandes questões. Como garantir a segurança e privacidade dos dados de usuários, cidadãos, corporações e governos? Como combater a exclusão digital, que é cada vez mais um motor de desigualdade social? Como fazer com que os impactos da automação de processos e da inteligência artificial sejam positivos para todos os membros da coletividade?

Isso sem mencionar o enorme impacto da tecnologia da informação em todos os aspectos da sociedade, desde o próprio processo democrático (votação eletrônica), até as oportunidades trazidas para a educação, a saúde, o transporte público, a economia compartilhada, a liberdade de imprensa e outras que ainda estão para ser descobertas.

Um curso flexível, com duas especializações

Oferecido pela parceria de duas unidades da Unicamp — a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e o Instituto de Computação (IC) —, o curso de Engenharia de Computação é ministrado em período integral e tem integralização recomendada em dez semestres. Nos dois anos iniciais, o aluno obterá a formação básica de engenharia, além de entrar em contato com os fundamentos da computação: programação, estruturas de dados e análise de algoritmos. A partir do terceiro ano, a formação inclui projetos de sistemas integrados de hardware e software, além do embasamento teórico em circuitos elétricos, projeto de hardware e engenharia de software. Ciências do ambiente, tópicos em humanidades, direito e economia também integram o currículo, que busca oferecer ao aluno uma sólida formação de base, adaptável a diversas vivências profissionais futuras.

Ao final do quarto semestre, o aluno deverá escolher uma de duas habilitações: Sistemas de Computação ou Sistemas e Processos Industriais. A habilitação Sistemas de Computação enfatiza o software, com maioria das disciplinas ministrada no Instituto de Computação. Essa habilitação prepara o profissional para atuar no projeto e desenvolvimento de sistemas integrados de informação, de computação de grande porte, de redes de computadores, de software básico e aplicações, enfim, em atividades específicas da indústria de informática e aplicações. A habilitação Sistemas e Processos Industriais enfatiza a integração entre software e hardware, com maioria das disciplinas ministrada na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação. O egresso dessa habilitação pode trabalhar com a construção de sistemas computacionais em áreas diversas como telecomunicações, processamento de sinais, automação, sistemas inteligentes, engenharia biomédica e suas diversas aplicações.

 

   Você está em: Página inicial: Cursos: Engenharia de Computação
Dúvidas & Fale conosco