O trabalho de divulgação do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp (PAAIS) nas escolas da rede pública de ensino teve início em 2005. Realizado pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) em escolas do Estado de São Paulo, o trabalho consiste em levar informações sobre o Programa, a Unicamp e seu Vestibular Nacional aos estudantes do ensino médio de tais escolas, de maneira que eles possam sentir-se aptos e incentivados ao ingresso na Unicamp. O PAAIS, que prevê a concessão de pontos extras na nota dos candidatos egressos de escolas públicas que optam em participar do Programa, foi votado e aprovado pelo Conselho Universitário da Unicamp e é aplicado pela Comvest desde o Vestibular Unicamp 2005. A divulgação nas escolas é feita por coordenadores da Comvest.

 

Como agendar
As palestras precisam ser agendadas previamente. O contato inicial com a direção e/ou coordenação pedagógica é feito pela Comvest ou após demanda espontânea por parte das escolas, que escolhem a melhor data e horário para as apresentações e ficam encarregadas de preparar um local para que elas ocorram. A escola também é quem define se as apresentações ocorrerão para estudantes dos três anos do ensino médio ou serão direcionadas aos segundos e/ou terceiros anos. Os agendamentos ficam sujeitos à disponibilidade da Comvest e estão restritos a escolas localizadas em um raio de até 100 quilometros da Unicamp (campus Campinas).

Apresentações
Para viabilizar o trabalho de divulgação, a Comvest produz regularmente material impresso para ser distribuído nas escolas visitadas. O material impresso é composto de folders explicativos sobre o PAAIS, informativos sobre o Vestibular Unicamp e os cursos oferecidos pela Unicamp, bem como provas dos últimos vestibulares da Universidade. A Comvest também exibe um vídeo institucional sobre a Unicamp e esclarecem as dúvidas dos alunos.
Objetivos
Entre objetivos da divulgação do PAAIS nas escolas públicas estão: levar informação sobre a Unicamp, seu Vestibular Nacional e o PAAIS; esclarecer dúvidas dos estudantes; estimular estudantes de escolas públicas a prestar o Vestibular Nacional Unicamp; explicar a diferença do PAAIS com as cotas (reserva de vagas para determinados grupos); esclarecer os pontos do Programa destinados aos pretos, pardos e indígenas.

Contato
Se você quer uma palestra na sua escola,
entre em contato conosco!

csocial@comvest.unicamp.br
telefones: (19) 3521-1808 ou 3521-7932