![]() |
|
|
Provas da 2a Fase
1. Um determinado ano da última década do século XX é representado, na base 10, pelo número abba e um outro, da primeira década do século XXI, é representado, também na base 10, pelo número cddc. a) Escreva esses dois números.
2. A soma de dois números positivos é igual ao triplo da diferença entre esses mesmos dois números. Essa diferença, por sua vez, é igual ao dobro do quociente do maior pelo menor. a) Encontre esses dois números.
3. a) Quantos são os triângulos não congruentes
cujas medidas dos lados são números inteiros e cujos
perímetros medem 11 metros ?
4. Em um certo jogo são usadas fichas de cores e valores diferentes. Duas fichas brancas equivalem a três fichas amarelas, uma ficha amarela equivale a cinco fichas vermelhas, três fichas vermelhas equivalem a oito fichas pretas e uma ficha preta vale quinze pontos. a) Quantos pontos vale cada ficha ?
5. As diagonais D e d de um quadrilátero convexo, não
necessariamente regular, formam um ângulo agudo a) Mostre que a área desse quadrilátero é : 6. Suponha que o número de indivíduos de uma determinada população seja dado pela função: F(t) = a . 2-bt, onde a variável t é dada em anos e a e b são constantes. a) Encontre as constantes a e b de modo que a população inicial (t = 0) seja igual a 1024 indivíduos e a população após 10 anos seja a metade da população inicial. b) Qual o tempo mínimo para que a população se reduza a 1/8 da população inicial? c) Esboce o gráfico da função F(t) para
7. Seja A a matriz formada pelos coeficientes do sistema linear abaixo: ![]() a) Ache as raízes da equação: detA=0.
8. Sejam A e B
os pontos de intersecção da parábola y = x2 com
a circunferência de centro na origem e raio a) Quais as coordenadas dos pontos A e B ?
9. Os lados de um triângulo têm, como medidas, números inteiros ímpares consecutivos cuja soma é 15. a) Quais são esses números ?
10. Para representar um número natural positivo na base 2, escreve-se esse número como soma de potências de 2. Por exemplo: a) Escreva o número 26 + 13 na base 2.
11. Considere a equação:
12. Seja P um ponto do espaço eqüidistante dos vértices A, B e C de um triângulo cujos lados medem 8cm, 8cm e 9,6cm. Sendo d(P,A)=10cm, calcule: a) o raio da circunferência circunscrita ao triângulo ABC; b) a altura do tetraedro, não regular, cujo
vértice é o ponto P e cuja base é o triângulo
ABC.
|
|
|
