Dança
- Vestibular 2007
As provas de aptidão para o curso de Dança serão
realizadas somente em Campinas, de 22 a 25/01/2007
Os candidatos precisam imprimir questionário
disponível em www.comvest.unicamp.br a partir de
05/12
1. Introdução
O Curso de Graduação em Dança da Unicamp tem como objetivo formar o intérprete e criador em Dança, profissional capaz de contribuir como agente transformador da realidade, ser responsável pelo próprio corpo, expressar-se artisticamente e trabalhar com postura de cidadão consciente diante de programas sociais.
O campo de atuação deste profissional abrange amplos aspectos de atividades: atuação cênica, ensino, pesquisa e ação social. O Curso mantém seu foco direcionado ao perfil de intérprete, que vive a dança em seu corpo, capaz de trocar com o outro e a comunidade, e que tem a habilidade de refletir a Dança como área de conhecimento.
A Prova de Aptidão em Dança tem como objetivo avaliar os candidatos, selecionando aqueles que apresentam condições de freqüentar o Curso. Essas condições referem-se tanto ao físico quanto ao potencial performático da pessoa. Trata-se de uma seleção de candidatos que estejam aptos a realizar inteiramente, com seu corpo, as disciplinas do Curso.
2. Programa
As provas de aptidão para Dança foram realizadas no Departamento de Artes Corporais (DACO) do Instituto de Artes da Unicamp e constou de uma integração de exercícios em técnicas de dança e exercícios em criatividade.
As propostas práticas e as músicas foram fornecidas pela Banca das Provas de Aptidão no momento dos exames.
Na avaliação, foram observados os seguintes aspectos como princípios gerais:
a) postura;
b) domínio corporal;
c) ritmo;
d) orientação espacial;
e) percepção e memória do movimento;
f) criatividade e comunicação;
g) versatilidade (potencial para expressar-se através de diferentes técnicas de dança).
Obs: o candidato deverá apresentar-se ao exame de aptidão com uma vestimenta que o deixe à vontade para os exercícios e que permita a observação de seus movimentos pela Banca Examinadora.
3. Objetivo e Concepção
da Prova
A prova como um todo, do ponto de vista técnico e criativo, é desenvolvida de maneira a oferecer ao candidato condições para realizá-la, mesmo que ele não tenha familiaridade com alguns conhecimentos de Dança exigidos nesse tipo de prova.
O objetivo da prova é selecionar candidatos que apresentem condições corporais e habilidades performáticas compatíveis com as exigências do Curso de Dança da Unicamp.
Antes das Provas de Aptidão, cada candidato recebe um questionário, em que constam perguntas sobre sua vida artística e outros aspectos que possam informar sobre a experiência corporal do candidato. Esse material fornece dados à Banca sobre a história corporal do candidato.
Durante as provas não existiu uma divisão exata nas partes de Técnica e Criatividade. A partir do uso de materiais e músicas que foram fornecidos pela Banca, os candidatos passaram por estas etapas recebendo instruções e esclarecimentos por parte do professor que aplicava a prova naquele momento.
Dentro dos momentos técnicos da prova, o candidato teve oportunidade de aquecer seu corpo gradativamente, através da consciência das suas articulações, de seu peso, sua respiração e demais fatores envolvidos no movimento. Em todas as partes técnicas são demonstrados vários movimentos sem cristalizações de estilos. São usados, como referência, movimentos básicos de uma aula de Dança, possíveis de serem realizados por pessoas que tenham outras histórias corporais que não especificamente em Dança.
Trabalhou-se igualmente a parte da criatividade, que tem como estrutura básica uma resposta criativa no corpo através de improvisação. Foram apresentados estímulos ao candidato, no sentido de evocar uma resposta corporal sensível relacionada ao tema proposto.
4. Critério
de Avaliação
4.1 Dentro do olhar da técnica
Postura
Neste quesito, considerou-se o uso equilibrado dos segmentos corporais de forma individualizada, na diversidade da linguagem em Dança, sem preestabelecer padrões posturais. Equilíbrio das diversas partes do corpo.
Orientação
Espacial – Versatilidade
Observou-se a utilização harmoniosa do espaço cênico, assim como a pronta resposta quanto à mudança de direções (progressões e projeções), dos níveis (alto, médio, baixo), e dos planos (altura, largura e profundidade).
Ritmo
Concebendo-se o Ritmo como fator atuante nas dinâmicas e significados do movimento, foram utilizados elementos rítmicos (tempo, contratempo, pausa e pulso), a partir da aplicação de ritmos regulares e irregulares, que variaram nas dinâmicas (curto, forte, rápido, fraco). Além disso, foi avaliada a relação da música com o movimento – musicalidade.
Percepção
e Memória do Movimento
Avaliou-se a capacidade de reter a memória do movimento, a partir de uma identificação e assimilação do movimento no próprio corpo.
Domínio
Corporal
Observou-se o desenvolvimento da habilidade motora em função de uma expressão artística. Na progressão do movimento, em relação ao espaço, onde as partes do corpo executam inúmeras ações, deveriam estar contidos: o eixo de equilíbrio, o tônus muscular e a unidade corporal.
4.2 Dentro do olhar da criatividade
Aspectos considerados:
− a originalidade: no desenvolvimento de um tema proposto;
− a atitude: ser presente no momento; capacidade de concentração;
− o domínio: o uso do espaço coerentemente com a proposta escolhida pelo candidato;
− a integração: a capacidade de relacionar o movimento com a música, situados e desenvolvidos espacialmente;
− a fluidez: do desenvolvimento da proposta no corpo e
− a persistência: no desempenho das ações corporais no sentido de clarear os seus significados.
|