Página Inicial
Página inicial
 
Processo de Inscrição - Vestibular 2009

As inscrições para o Vestibular Nacional da Unicamp são feitas por meio da página da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, a Comvest: www.comvest.unicamp.br

Preenchimento do Formulário e pagamento da Taxa
01/09 a 07/10/2008

Os candidatos deverão preencher o Formulário de Inscrição disponível na página da Comvest (www. comvest.unicamp.br), de acordo com as instruções. A Comvest disponibilizará computadores com acesso à internet em seu prédio exclusivamente para os candidatos que desejarem fazer a inscrição (Av. Érico Veríssimo, 1280, Unicamp, Campinas-SP – dias úteis, das 8:30 às 17:30). Após o preenchimento do Formulário de Inscrição, os candidatos deverão efetuar o pagamento da Taxa de Inscrição (R$ 105,00) até dia 07 de outubro de 2008, em qualquer agência bancária ou através de seu banco via internet. O boleto para o pagamento da Taxa será emitido ao final do preenchimento do Formulário de Inscrição. Juntamente com o boleto será impresso o Comprovante de Inscrição, onde constarão o número de inscrição e a senha do candidato. O candidato deverá guardálos cuidadosamente. Não é necessário enviar o boleto à Comvest. O pagamento da Taxa confirma automaticamente a inscrição no Vestibular.

Consulta da situação de inscrição
Os candidatos deverão obrigatoriamente consultar a situação da inscrição em www.comvest.unicamp. br para assegurar que não houve nenhum problema com o recebimento da Taxa de Inscrição pela Comvest. A confirmação da inscrição estará disponível para consulta a partir de três diasúteis após o pagamento da Taxa. Para essa consulta é imprescindível o uso da senha fornecida no Comprovante de Inscrição. Não haverá devolução da Taxa de Inscrição.

Alteração de dados da inscrição
Caso o candidato pagante necessite alterar alguma informação e ainda não tenha efetuado o pagamento, ele poderá simplesmente preencher outro Formulário de Inscrição. A Comvest vai considerar somente o Formulário cujo boleto foi pago.

Caso o candidato já tenha efetuado o pagamento, somente poderá fazer alterações nos dados fornecidos até 72 horas após o término do período de inscrições, em formulário específico disponível em www.comvest.unicamp.br. Após esta data, o candidato não poderá mais fazer qualquer alteração nos dados enviados.

No caso dos candidatos isentos do pagamento da Taxa de Inscrição, qualquer alteração poderá ser feita por meio do preenchimento de novo Formulário de Inscrição. A Comvest vai considerar o último Formulário preenchido. O prazo para alteração de dados no caso dos candidatos isentos equivale ao último dia de inscrição no Vestibular.

Candidatos que não concluíram o ensino médio
A Comvest trata da mesma forma todos os candidatos independentemente de terem ou não concluído o ensino médio. No entanto, apenas os aprovados com o ensino médio completo são convocados para matrícula.

Documento de identidade
O documento aceito para identificação do candidato durante a realização das provas deve ser o mesmo especificado
na inscrição.

O documento de identidade aceito para identificação do candidato durante a realização das provas deve ser o mesmo especificado na inscrição e deve permitir a identificação do candidato através da foto e da assinatura. Durante a realização das provas será adotado o procedimento de identificação civil do candidato, através da coleta de assinatura e impressões digitais.

Podem ser usados como documento de identidade para a realização das provas, além da cédula de identidade, passaportes, carteiras expedidas por Ordens ou Conselhos reconhecidos por lei federal e carteiras de motorista recentes (com foto, número de RG e assinatura). Não serão aceitos outros documentos além dos especificados. Cédulas de identidade que não permitam a conferência da assinatura ou a identificação fotográfica do candidato (por exemplo, as emitidas na infância) não serão aceitas. Os candidatos que não tiverem um documento válido, de acordo com o descrito acima, devem providenciálo antes da inscrição.

Candidatos isentos da Taxa de Inscrição
A Comvest envia por email, ao endereço eletrônico especificado na Ficha de Solicitação do Programa de Isenção, uma mensagem aos candidatos com isenção aprovada. A lista dos beneficiados também está disponível em www.comvest.unicamp.br. Na mensagem, consta o Código do Candidato para que o mesmo possa efetuar a inscrição no Vestibular 2009 como candidato isento.

Caso o candidato seja beneficiado com a isenção para inscrição nas Licenciaturas em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada em Química/Física, Matemática e Pedagogia) e queira se inscrever no Vestibular em uma ou mais opções que não estejam entre as seis relacionadas, deverá efetuar sua inscrição no Vestibular como candidato pagante.

Candidatos com direitoà redução parcial da Taxa de Inscrição
Será eliminado do Vestibular e terá sua matrícula cancelada, caso já efetuada, o candidato que recorrer a qualquer
forma de fraude, independente do momento em que a mesma for constatada a fraude.

A partir das 12 horas do dia 18 de agosto e até as 12 horas do dia 24 de agosto a Comvest aceitará declarações de interesse de redução parcial da Taxa de Inscrição (50%), que neste ano é de R$105,00. Podem solicitar a redução os estudantes regularmente matriculados em uma das séries dos ensinos fundamental, médio, curso prévestibular
ou curso superior (graduação e pósgraduação) e que estejam desempregados ou recebam menos de dois salários mínimos por mês. Os estudantes deverão entregar a documentação que comprove sua situação, pessoalmente na Unicamp, nos dias 25 e 26 de agosto, das 8 às 18 horas. A lista de documentos necessários para comprovar a condição do estudante está disponível em www.comvest.unicamp.br e consta da Resolução GR 025/2008 (ver Art. 5, na pág. 40). A Comvest divulgará a lista de beneficiados com a redução de 50% da Taxa de Inscrição dia 29 de agosto, em sua página eletrônica.

A inscrição no Vestibular Unicamp 2009, com redução parcial de taxa, somente se efetivará com a realização do pagamento do valor correspondente a 50% da Taxa de Inscrição. Os candidatos beneficiados deverão proceder a posterior inscrição no Vestibular (de 01/09 a 07/10), sendo que o boleto bancário emitido ao final do preenchimento do Formulário de Inscrição já será impresso com o valor da redução.

Portadores de necessidades especiais
O candidato portador de deficiências que exijam condições especiais para realizar as provas do Vestibular deverão enviar à Comvest, pelo Correio (Av. Érico Veríssimo, 1.280, Campus Unicamp, Campinas – SP, CEP 13083851), um laudo médico contendo: a descrição da deficiência, o Código Internacional de Doenças (CID) referente à deficiência e as recomendações, por parte do médico, de quais são as condições especiais de que o candidato necessita para realizar as provas. O prazo final para postagem destes documentos equivale ao último dia de inscrição no Vestibular. Para mais informações: (19) 3521.7508 ­ logistic@comvest.unicamp.br.

A Comvest poderá, a seu critério, realizar perícia médica relativa às necessidades especiais declaradas pelo candidato.

As provas serão realizadas em Campinas.

A Universidade conta com programas de apoio aos estudantes com necessidades especiais. Mais informações podem ser obtidas em www.todosnos.unicamp.br. Na Biblioteca Central por exemplo, há um conjunto de salas para atender estudantes com problemas visuais. A Unicamp está à disposição dos portadores de necessidades especiais para prestar esclarecimentos sobre as condições específicas necessárias para acompanhamento do curso pretendido pelo candidato.

 

   Você está em: Comvest: Vestibular 2009: Manual do Candidato
Dúvidas & Fale conosco

Vestibular 2009 Estatísticas Anos Anteriores Vagas Remanescentes Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social Imprensa e Artigos