Página Inicial
Página inicial
 

Como é o Vestibular 2009

Isenção da Taxa de Inscrição

Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social - PAAIS

ENEM

Cidades onde são realizadas as provas

Lista de Livros

Informações para candidatos estrangeiros

Sistema de opções, classificação e convocação dos candidatos

O Vestibular Unicamp classifica e seleciona candidatos para a matrícula inicial na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e nos cursos de Medicina e Enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). Ambas são instituições públicas. Para mais informações sobre a Famerp clique aqui.

Constituição das provas
O Vestibular Nacional da Unicamp tem duas fases constituídas de provas comuns a todas as áreas. Nas duas fases, todas as questões são de natureza dissertativa.

Horário das provas
O candidato deve comparecer ao local do exame às 13:00 horas. Os portões são fechados às 13:45 horas impreterivelmente. O tempo máximo de prova a cada dia é de quatro horas e o mínimo de duas horas e meia. Nas cidades brasileiras onde não há "horário de verão", vale o horário local e não o horário de Brasília.

Primeira Fase
A prova da 1ª fase vale 96 pontos: 48 para Redação e 48 para o conjunto de Questões Gerais

A 1ª fase, obrigatória para todos os candidatos, é constituída de uma única prova composta de uma Redação (o candidato deve escolher entre três propostas: dissertação, narrativa e carta) e de um conjunto de 12 Questões Gerais sobre o conteúdo programático das disciplinas do núcleo comum do ensino médio: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

Nesta prova, 48 pontos são atribuídos à Redação e 48 pontos às Questões Gerais, perfazendo o total de 96 pontos.

O candidato tem no máximo quatro horas e no mínimo duas horas e meia para a realização da prova da 1ª fase.

São eliminados do Vestibular os candidatos que obtiverem nota 0 (zero) na Redação ou no conjunto das 12 Questões Gerais.

Nem todas as redações são corrigidas. Os candidatos são classificados por ordem decrescente da nota obtida nas Questões Gerais. Os candidatos mais bem classificados, até 8 vezes o número de vagas em cada curso, terão sua Redação corrigida. Se os próximos candidatos da lista obtiverem nota maior ou igual a 24 pontos nas Questões Gerais, também terão sua Redação corrigida, até que seja atingido o limite de 12 vezes o número de vagas em cada curso. Os candidatos cuja Redação não for corrigida ficam eliminados do Vestibular.

Exemplo: em um curso que oferece 30 vagas, os 240 (8 x 30) candidatos melhor classificados nas Questões Gerais terão sua Redação corrigida. Os próximos candidatos melhor classificados terão sua Redação corrigida caso tenham obtido uma nota maior ou igual a 24 pontos nas Questões Gerais, até um total de 360 (12 x 30) redações corrigidas.

Convocação para a segunda fase
Serão convocados para a 2ª fase os candidatos que conseguirem um rendimento igual ou superior a 50% do valor total da prova (96 pontos) da 1ª fase, em número mínimo de três vezes e máximo de oito vezes o número de vagas do curso.

Segunda Fase
Cada prova da 2ª fase vale 48 pontos

Todos os candidatos aprovados para a 2ª fase fazem todas as provas independentemente do curso escolhido. A 2ª fase é constituída de oito provas de natureza dissertativa. As provas, realizadas em quatro dias consecutivos, obedecem à seguinte distribuição:

I - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Ciências Biológicas, no primeiro dia;
II - Química e História, no segundo dia;
III - Física e Geografia, no terceiro dia;
IV - Matemática e Inglês, no quarto dia.

As provas de cada disciplina são compostas por 12 questões, com 2 itens cada uma, e valem 48 pontos: 2 pontos por item, ou seja, 4 pontos por questão.

O candidato tem no máximo quatro horas e no mínimo duas horas e meia para a realização da prova da 2ª fase.

A ausência em qualquer uma das provas ou nota 0 (zero) em qualquer uma delas elimina o candidato.

A classificação para a 2ª fase é sempre feita com base nos inscritos em 1ª opção para cada um dos cursos.

Prova Específica de Aptidão
Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música há prova específica de aptidão. As provas valem 48 pontos. Os candidatos que obtiverem nota zero nas provas de aptidão estarão desclassificados da opção. Aqueles que não comparecem à prova de aptidão ficam eliminados do Vestibular Unicamp, mesmo que sejam candidatos a outro curso em 2ª opção.

 

   Você está em: Comvest: Vestibular 2009: Informações: Como é o Vestibular
Dúvidas & Fale conosco

Vestibular 2009 Estatísticas Anos Anteriores Vagas Remanescentes Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social Imprensa e Artigos