Uma Universidade de Ponta

Capacidade de conjugar harmoniosamente ensino de alta qualidade, pesquisa e prestação de serviços

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma instituição pública e gratuita, mantida pelo governo do Estado de São Paulo, que completou 50 anos em 2016. A Unicamp é a melhor universidade da América Latina, de acordo com o ranking divulgado em julho de 2017 pela publicação britânica Times Higher Education (THE). A THE elabora um dos principais rankings internacionais de instituições de ensino superior. Segundo a publicação britânica, a Unicamp aparece na primeira posição entre as 50 melhoresuniversidades latino-americanas.

A qualidade de formação oferecida pela Unicamp tem muito a ver com a estreita relação que a instituição mantém entre ensino e pesquisa, já que responde por 8% da pesquisa acadêmica produzida no Brasil. Tem a ver também com o fato de praticamente 100% de seus cerca de 1.800 professores atuarem em regime de dedicação exclusiva. Isso significa que os doutores e mestres que lecionam são os mesmos que, em seus laboratórios, desenvolvem as pesquisas que tornaram a Universidade conhecida e respeitada.

A Unicamp lidera, também, o ranking entre todas as universidades brasileiras com o maior número de patentes e licenças registradas para suas invenções. Além disso, a média de teses e dissertações defendidas é de 2,1 mil por ano.

O conhecimento acumulado com as pesquisas é repassado para as aulas. O aluno encontra, portanto, inúmeras oportunidades de se envolver com a geração do conhecimento científico e de aprender, ainda na graduação, a pesquisar.

O aluno de graduação da Unicamp é um privilegiado por conviver, em sala de aula, com docentes que atuam em pesquisas na vanguarda do conhecimento nas várias áreas de atuação da Universidade. De fato, os docentes da Unicamp contribuem com aproximadamente 10% dos artigos científicos produzidos no Brasil e que são publicados em periódicos internacionais. Isto faz com que os alunos, durante os anos de sua graduação, além de terem garantidos fundamentos básicos sólidos também tenham acesso aos atuais avanços do conhecimento, o que em muitos casos leva à própria iniciação científica dos graduandos.

Ao sólido currículo que harmoniza disciplinas de caráter técnico com outras que contribuem para a formação integral da cidadania do aluno, é necessário acrescentar ainda mais um ingredientepara compor a receita de sucesso da Unicamp: sua infraestrutura de ensino e pesquisa constituída, entre outros componentes, de laboratórios tecnologicamente atualizados e sintonizados com as demandas do mercado de trabalho. Essa simples combinação de fatores converge, naturalmente, para uma formação acadêmica diferenciada.

Uma Cidade Universitária

O principal campus da Unicamp, em Campinas, constitui um complexo universitário de 3,5 milhões de m2 e uma área edificada de 559 mil m2. O campus é administrado pela Prefeitura Universitária, que tem o prefeito nomeado pelo reitor.

A Unicamp compreende, atualmente, 24 unidades de ensino e pesquisa e um vasto complexo médico-hospitalar, além de uma série de unidades de apoio às atividades acadêmicas. Seus 1.800 professores/pesquisadores mantêm em desenvolvimento algumas centenas de projetos científicos e tecnológicos.

Mais de 19 mil alunos, dos quais 33% no período noturno, estão matriculados em seus atuais 70 cursos de graduação, além de outros 16 mil matriculados em 153 programas de mestrado, doutorado e especialização. A Unicamp é a universidade brasileira com maior índice de alunos na pós-graduação e responde por 12% de todos os graus de mestrado e doutorado concedidos no Brasil.

Mas a Unicamp não se limita à Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, nome oficial do campus em Campinas. Suas instalações se estendem às cidades de Limeira e Piracicaba.

Além da infraestrutura própria de um centro de ensino e pesquisa, a Cidade Universitária “Zeferino Vaz”oferece aos que nela circulam variada gama de serviços. Conheça aqui um pouco do que há disponível no campus.

Praça e parques

Ciclos Básicos

Livrarias

Restaurantes e Cantinas