Breve glossário acadêmico
O que são aproveitamento de estudos, disciplinas eletivas, graduação, iniciação científica, período de integralização e pós-graduação

Aproveitamento de estudos e disciplinas

É uma dispensa de disciplina que poderá ser concedida mediante solicitação. O aproveitamento das disciplinas cursadas com aprovação em outra Instituição de Ensino Superior necessárias ao seu curso deve ser solicitado no ato da matrícula. Leia mais no Manual do Candidato.

Disciplinas eletivas

Os cursos de graduação da Unicamp oferecem inúmeras oportunidades de aprimoramento. A grade curricular abre a possibilidade de o aluno escolher matérias que gostaria de estudar, além daquelas consideradas obrigatórias, para completar sua formação. São as disciplinas eletivas.

Em um elenco de matérias previamente relacionadas (e geralmente oferecidas por várias unidades), o aluno elege as que mais o interessam e cumpre o número de créditos necessários para graduar-se.

Para o bacharelado em Engenharia de Computação, por exemplo, o aluno, além das matérias obrigatórias, deverá estudar outras que deve escolher em uma relação de disciplinas eletivas sugeridas pelo curso, como estudo comparativo de linguagens de programação, ética e legislação profissional, meio ambiente e trabalhos comunitários. Essa flexibilidade do currículo proporciona uma formação mais generalista e, ao mesmo tempo, rica no seuconteúdo específico.

Graduação: títulos de bacharel, licenciado ou tecnólogo

Os cursos de graduação constituem a primeira etapa da formação no ensino superior e possibilitam a obtenção dos títulos de bacharel, licenciado e tecnólogo.

O bacharelado prepara o profissional para os setores industrial, comercial e de serviços, onde ele vai aplicar o conhecimento em atividades específicas. Em todas as áreas de atividades – Exatas, Humanas, Artes e Biológicas – pode-se obter o título de bacharel.

A licenciatura forma docentes para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e para o Ensino Médio. É o caso dos professores de matemática, história, geografia, etc. Para lecionar no Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, na Educação Infantil e na Educação de Jovens e Adultos, a formação em nível superior ocorre no curso de Pedagogia.

Na graduação em tecnologia da Unicamp o estudante recebe uma formação superior e, por interagir muito durante o curso com problemas do dia a dia das empresas, está preparado a tomar decisões rápidas e desenvolver soluções práticas, podendo assumir posições de grande responsabilidade.

A diferença básica entre os cursos de bacharelado e de tecnologia é que os primeiros têm maior duração (cerca de quatro ou cinco anos contra dois anos e meio ou três anos dos tecnológicos). Os cursos tecnológicos são eminentemente práticos e estão centrados na formação de profissionais qualificados que atendam às necessidades imediatas do mercado globalizado.

Iniciação científica

Além dos trabalhos de conclusão de curso, outra oportunidade para exercitar a investigação científica na graduação é a inserção na iniciação científica, que ocorre geralmente quando o aluno demonstra interesse pela pesquisa. Após a concordância de um professor-orientador, é elaborado um projeto visando à obtenção de bolsa. Nada impede, porém, a atuação voluntária em pesquisas de docentes.

As bolsas de iniciação científica vêm do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da própria Unicamp, por meio das bolsas do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE).

Período de integralização

Corresponde ao tempo que a coordenação do curso recomenda para sua conclusão.

Pós-graduação: mestrado e doutorado

Após concluir a graduação, o formado tem a oportunidade de continuar seus estudos nos cursos de pós-graduação, desde que se submeta aos processos de seleção adotados pelas respectivas unidades. A Unicamp oferece cursos de mestrado e de doutorado, que têm como objetivo desenvolver e aprofundar a formação adquirida na graduação.

Para o mestrado o aluno precisa desenvolver uma dissertação sobre um tema escolhido. Pode ser a opção inicial de quem deseja se dedicar à carreira acadêmica, mas também é procurado para melhorar a qualificação profissional.

O doutorado está tradicionalmente voltado à carreira acadêmica. O título de doutor é obtido após a elaboração e aprovação de uma tese.

Tanto bacharéis como licenciados e tecnólogos podem cursar pós-graduação e seguir carreira acadêmica.