Profissional multidisciplinar e de alta empregabilidade

Curso forma farmacêutico com foco em inovação e desenvolvimento em prol da saúde

O curso de Farmácia da Unicamp, oferecido pela Universidade desde 2004, traz como vantagens o dinamismo, a flexibilidade e a inovação. Apesar de recente, já é reconhecido como de excelência em ensino no âmbito nacional e internacional, com posição de destaque em diversos rankings. A qualidade que caracteriza o ensino se estende à pesquisa e às atividades de extensão desenvolvidas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), que atua em benefício da educação e saúde da população.

A profissão farmacêutica é fortemente consolidada no mercado, oferecendo diversas oportunidades de emprego. Apesar de tradicional, a carreira se inova constantemente. O curso forma profissionais qualificados para atuar em várias vertentes das ciências farmacêuticas, seja na indústria, nos laboratórios clínicos, em hospitais ou em farmácias. Na área industrial, os farmacêuticos desenvolvem, controlam e gerenciam produtos e processos farmacêuticos, incluindo a produção de alimentos, medicamentos, produtos de higiene, cosméticos e de diagnóstico. Na área laboratorial clínica ocorre a execução, controle e gerenciamento de exames de diagnóstico bioquímico, farmacológico, toxicológico, entre outros. Mais próximas ao paciente, estão a atenção farmacêutica e a área de farmácia clínica. Todas essas áreas também são desenvolvidas por farmacêuticos que realizam pesquisa científica básica e aplicada na própria Unicamp, em outras universidades ou em centros de pesquisa.

O diferencial da formação oferecida pela Unicamp está na integração multidisciplinar da FCF com outras unidades universitárias. No núcleo comum das disciplinas, o Instituto de Biologia, o Instituto de Química e a Faculdade de Ciências Médicas atuam em parceria com a FCF. Além destes, atuam com o oferecimento de disciplinas e estágios o Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas, o Centro de Controle de Intoxicações, o Hospital de Clínicas da Unicamp, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher e o Hospital Estadual de Sumaré. A matriz curricular conta com disciplinas de ordem geral e específica nas áreas de ciências exatas, humanas, biológicas e ciências farmacêuticas. O projeto pedagógico do curso prevê a conclusão em dez semestres, em período integral, qualificando o aluno para todas as habilidades profissionais já descritas. Os últimos dois semestres do curso não têm disciplinas presenciais, o que permite aos alunos a flexibilidade de realizar seus estágios curriculares em outras cidades, estados ou países.

Perfil
Em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, o egresso do curso proposto pela Unicamp terá formação generalista, humanística, crítica e reflexiva para atuar em todos os níveis de sua habilitação profissional. Estará capacitado para o exercício de atividades de pesquisa, produção e controle de qualidade de fármacos, medicamentos, cosméticos e alimentos, além de poder atuar em análises clínicas, toxicológicas, em vigilância sanitária e atenção à saúde. Esse profissional deverá se pautar em princípios éticos, com compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, para atuar sempre em benefício da sociedade.

Vida Acadêmica

FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS