Indústria, pesquisa, ensino

Cursos que preparam profissionais da área química para
atuar em todos os setores do mercado de trabalho

O Instituto de Química da Unicamp oferece, no período diurno, os cursos de Bacharelado em Química, Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Tecnológica. Este último também é oferecido no período noturno. São cursos que preparam profissionais da área química para atuarem nos mais variados setores do mercado de trabalho: na indústria, em centros de pesquisa acadêmicos ou industriais, em escolas, e em diversos outros segmentos associados à produção, distribuição e comercialização de insumos e equipamentos do setor químico. São cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), com excelência de qualidade. A estrutura curricular de todas as habilitações é fundamentada em um conjunto comum de disciplinas teóricas e experimentais nas áreas de química analítica, inorgânica, orgânica, físico-química e bioquímica, além de disciplinas de matemática e física.

O Bacharelado em Química possui desdobramentos voltados para o aprofundamento de conceitos e técnicas de maior interesse para a pesquisa científica. O Bacharelado em Química Tecnológica tem estrutura específica para o aprofundamento de métodos e processos aplicados a atividades industriais. No curso de Licenciatura em Química há um conjunto de disciplinas de educação e pedagogia, de interesse dos estudantes que desejam seguir a carreira docente no ensino médio. Há também um grande conjunto de disciplinas eletivas, que podem ser escolhidas dentre todas as unidades da Unicamp, propiciando a personalização do curso de cada estudante.

Todos os estudantes dos cursos são incentivados a participar de programas de iniciação científica e a realizar estágios, obrigatórios para a licenciatura e para o bacharelado tecnológico. No período noturno, o curso atrai principalmente estudantes que já estão no mercado de trabalho. Uma vez formados, os estudantes também estarão preparados para expandir sua formação na pós-graduação, em cursos de mestrado e doutorado.

A excelência dos cursos de Química da Unicamp é resultado do trabalho de professores de renome internacional e competência destacada, e de funcionários qualificados, todos integrados a um projeto pedagógico moderno, e aprimorado para 2019. Tudo isso se concretiza graças à excelente infraestrutura do Instituto de Química da Unicamp, que conta com laboratórios de ensino com equipamentos modernos, salas de aula modernas e climatizadas, biblioteca com destacado acervo, além de recursos de informática e conectividade. Essas condições garantem a formação de profissionais de química bem-sucedidos e altamente valorizados no mercado de trabalho, com colocação em indústrias, centros de pesquisa, escolas, órgãos públicos e universidades, além das iniciativas de empreendedorismo individual. O corpo docente busca permanentemente prover uma formação química de excelência em uma área de constantes inovações.