Lista de livros válida para o Vestibular 2019

A lista de obras inclui romances, poesia, peça teatral, contos, diário e sermões, a fim de levar o vestibulando a ampliar o seu campo de estudos, sem sobrecarregá-lo no volume de leituras. Abaixo está o programa de leituras para o Vestibular Unicamp 2019. As obras exigidas para o Vestibular 2019 possuem relevância estética, cultural e pedagógica para a formação dos estudantes do ensino médio.

Gênero Autor Obra Trechos/ textos exigidos Onde acessar
Poesia

Luís de Camões (sonetos selecionados pela Comvest) Acesse a lista com os sonetos selecionados Domínio público e Vinte Sonetos. Org: Sheila Hue. 1ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2018.
Jorge de Lima Poemas negros Acesse a lista com os poemas selecionados Distribuído pelo governo federal no PNBE
Ana Cristina Cesar  A teus pés Texto completo*

Conto

Guimarães Rosa Sagarana A hora e a vez de Augusto Matraga
Machado de Assis O Espelho Texto completo Domínio público
Clarice Lispector Laços de família Amor
Teatro Dias Gomes  O bem amado Texto completo** O bem amado. Farsa sociopolítico-patológica em 9 quadros. 12ª ed. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2014.
Romance Camilo Castelo Branco Coração, cabeça e estômago Texto completo Domínio público
Érico Veríssimo Caminhos cruzados Texto completo Distribuído pelo governo federal no PNBE
José Saramago História do Cerco de Lisboa Texto completo
 Diário  Carolina Maria de Jesus Quarto de despejo Texto completo Distribuído pelo governo federal no PNBE
 Sermões  Antonio Vieira (sermões selecionados pela Comvest) Acesse a lista com os sermões selecionados Sermões de Quarta-feira de Cinza. Org: Alcir Pécora. 1ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2016.

*É exigida a leitura dos quatro livros que compõem a edição de 1982 (A teus pés, Cenas de abrilCorrespondência completa e Luvas de pelica, lançada pela editora Brasiliense), reeditada e relançada em 2016 pela editora Companhia das Letras.

**Ver arquivo disponível na SBAT, correspondente à edição citada.