Programa das provas
|
As provas do Vestibular Unicamp apresentam questões que solicitam do candidato a integração dos conceitos, da terminologia, da metodologia, dos procedimentos e das informações correspondentes às diversas áreas do conhecimento, dentro dos parâmetros e do contexto da educação básica. Além disso, o Vestibular Unicamp também avalia a capacidade analítica e de abstração dos candidatos, propondo, como foco, a capacidade de utilizar o conhecimento de forma integrada para a solução de problemas em diversos níveis, desde aplicações a questões do cotidiano até problemas relacionados com a estrutura do conhecimento nas diversas disciplinas.
Provas de Redação e de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa Provas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia
A prova de primeira fase é composta por 90 questões objetivas que avaliam, de maneira preliminar, as disciplinas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Física, Química, Biologia e Inglês. Questões interdisciplinares também são contempladas. Na segunda fase, composta por questões dissertativas, os candidatos são avaliados em Redação (prova na qual eles devem elabora um texto, a partir de duas propostas de escrita) e nas disciplinas antes mencionadas de forma mais aprofundada. As provas de segunda fase são realizadas em dois dias consecutivos e se distribuem entre aquelas realizadas por todos os candidatos (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática e questões interdisciplinares com Inglês) e aquelas destinadas aos candidatos de cursos de áreas de Ciências Humanas e Artes, Ciências da Saúde e Biológicas e Ciências Exatas e Tecnológicas. A distribuição das provas nos dois dias é feita da seguinte maneira: I – Primeiro dia: parte comum para todos os candidatos.
II – Segundo dia: provas comuns para todos os candidatos.
III – Segundo dia: provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso.
|