Proposta inovadora e comprometida com o
interesse público

O curso de Administração Pública da Unicamp, ministrado no novo campus de Limeira – a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) -, forma profissionais com perfil inovador, criativo, empreendedor e com competência para negociar e conciliar interesses, administrar as instituições públicas e analisar aspectos fundamentais da ação e do papel do Estado na sociedade. Trata-se de uma área de estudos para a qual convergem saberes de diferentes áreas do conhecimento, incluindo administração, economia, finanças, métodos quantitativos, ciência política, direito e relações internacionais, o que possibilita compreender de modo amplo a dinâmica da sociedade, a atuação do setor público e os processos de formulação, implantação e avaliação de políticas públicas. Desse modo, o curso pretende contribuir de modo significativo para a promoção do bem comum e do interesse público.

Estrutura curricular

O curso adota a interdisciplinaridade como princípio metodológico fundamental.
Nesta perspectiva pedagógica, o processo de formação contempla três núcleos distintos de disciplinas: I) o Núcleo Geral Comum (NGC), que busca oferecer uma formação humanística para criar um profissional capaz de lidar com as múltiplas e rápidas transformações da realidade, consciente do seu papel social e apto a intervir na sociedade para transformá-la de acordo com as necessidades do nosso tempo; II) o Núcleo Comum da Área de Administração, que contempla disciplinas de formação profissional orientadas para a resolução de problemas reais que emergem no cotidiano das organizações, oferecendo conceitos, abordagens e ferramentas que preparam os estudantes para a atuação profissional na área; e III) o Núcleo de Formação Específica, que privilegia a discussão mais aprofundada de temas relativos à administração do setor público e à formulação, implantação e avaliação de políticas públicas. Também são oferecidas disciplinas eletivas com o objetivo de dar ao aluno oportunidade de intensificar o estudo em áreas do seu interesse. As disciplinas relativas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e estágio contribuem para a integração entre a prática nas organizações e a reflexão acadêmica.

Atuação do profissional

O profissional formado em Administração Pública pela Unicamp será capaz de atuar, de forma sistêmica, como administrador em todos os âmbitos da vida social e econômica que dizem respeito à esfera pública. O campo de atuação do administrador público é amplo, incluindo as diferentes estruturas do serviço público, organizações não governamentais, fundações privadas e empresas que desenvolvem ações de responsabilidade social, empresas privadas que interagem com o poder público e organismos internacionais. Em todas essas esferas, o administrador público está habilitado para elaborar programas de metas, gerenciar orçamento, planejar e implantar programas sociais, elaborar e planejar processos de licitação pública, promover o contato entre o poder público e as demais organizações da sociedade, além de atuar diretamente na elaboração e execução das políticas públicas, potencializando seus benefícios.

O Trabalho de Conclusão do Curso foi idealizado em uma perspectiva de transformação social e econômica, com a possibilidade também de engajamento do(a) estudante em atividades na comunidade. A FCA também fornece um conjunto de atividades que o(a) estudante pode se engajar, como a atuação em organizações estudantis. O curso opera numa perspectiva de empoderamento do(a) aluno(a), tornando-o(a) ativo no processo de aprendizagem, de forma a se aproximar da possibilidade de resolução de problemas reais da sociedade.

 

 

 

 

Relação cand/vagas
1ª fase – 8,5
2ª fase – 4,7

 

 

 

Vida Acadêmica

 

 

 



Galeria de imagens
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS