Desenhar o espaço, aliando técnica e humanidade

A arquitetura e urbanismo é uma profissão milenar cujas origens humanísticas moldam seu caráter central: desenho do espaço através da síntese de conhecimentos. Mesclando artes, matemática, história, sociologia, física, ecologia e outras áreas de estudo, os alunos adquirem uma visão crítica do que são as construções e cidades contemporâneas, para nelas contribuir de modo profundo.

Arquitetos e urbanistas são capacitados a trabalhar em diversas frentes. Concebem e desenvolvem projetos de edificações, atuam em equipes que definem desenvolvimento e planejamento territorial, colaborando até mesmo na elaboração de sua legislação. Também podem exercer atividades de gerenciamento de projetos e coordenação de iniciativas dentro de órgãos públicos, como prefeituras e secretarias de governo, ou privados, como corporações e empresas que tenham demanda constante de novas instalações.

Os futuros arquitetos e urbanistas participarão nas demandas atuais do país e no enfrentamento dos déficits habitacional e de mobilidade urbana e do fornecimento de saneamento básico para toda a população. Problemas complexos, que demandam que os estudantes tenham domínio completo dos vários conhecimentos.

O que esperar

O aluno que ingressa no curso da Unicamp pode esperar um ambiente acolhedor e receptivo, onde ele poderá ampliar suas habilidades e talentos para atuar de maneira colaborativa, desenvolvendo não apenas conhecimentos técnicos, mas de reflexão, proposição e trabalho conjunto.

A Unicamp possui um dos melhores cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Além de toda a infraestrutura oferecida pela Faculdade em laboratórios e equipamentos, possui uma grade curricular que busca a interdisciplinaridade. Além disso, Campinas apresenta oportunidades de aprendizado e interação com outras cidades, experiências e universidades, estando em posição estratégica no Estado de São Paulo.

O curso

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp está baseado na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, com a colaboração dos Instituto de Artes (IA) e Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), além, da parceria com outras unidades, como Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) e Instituto de Biologia (IB). No primeiro ano, há disciplinas introdutórias, como fundamentos da arquitetura, desenho técnico e artístico e introduções ao estudo da cidade e noções socioeconômicas. Depois, organizam-se ao longo de quatro anos matérias de história e sociologia, engenharias, tecnologias construtivas e de desenho e ateliês de projeto de arquitetura e de urbanismo.

O curso passou por uma recente reforma curricular, que promoveu maior flexibilidade no conjunto de disciplinas. A oportunidade de interação com disciplinas e alunos do curso de Engenharia Civil vem sendo ampliada e incentivada.  Para dar suporte a essa carga, temos bibliotecas com amplo acervo de revistas e livros de referência, além de um Laboratório de Modelos e Maquetes e Canteiro Experimental. No último ano, cada aluno entrega o seu Trabalho Final de Graduação, com orientação individual, sintetizando o conhecimento alcançado após os seis anos de estudos.

 

 

 

 

 

Relação cand/vagas
1ª fase – 87,0
2ª fase – 6,0

 

 

 

Vida Acadêmica

 

 

 

 



Galeria de imagens
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL, ARQUITETURA E URBANISMO