Investigando as linguagens artísticas contemporâneas

Curso atua no desenvolvimento de processos de criação pessoais direcionados às artes visuais no mundo contemporâneo

 

O curso de Artes Visuais da Unicamp está alinhado com o fazer artístico no contexto contemporâneo e integra teoria e prática de forma orgânica e interdisciplinar. Os estudantes podem escolher entre o bacharelado em Artes Visuais e a licenciatura em Educação Artística.

Quem vem para o curso da Unicamp, pode esperar uma formação sólida na pesquisa de sua poética pessoal voltada para as visualidades; amplo potencial e desenvolvimento na pesquisa teórica em artes, paralelamente à inserção no mercado por meio de galerias, museus, espaços independentes, além do exercício de curadoria. O curso oferece uma formação ampla para o vasto universo artístico e cultural, em suas variadas formas de manifestação, reforçando a importância da figura do artista na sociedade.

O curso

Está organizado a partir de um conjunto de disciplinas que exploram o desenvolvimento criativo e crítico, pautado por áreas da expressão artística muito conhecidas, tais como: desenho, gravura, pintura, escultura, fotografia, computação gráfica e novas tecnologias. Além disso, oferece regularmente disciplinas de caráter eletivo sobre a produção em Livro de Artista e Desenho de Animação. Há a possibilidade de desenvolvimento de pesquisas de Iniciação Científica, Estágios Supervisionados e Projetos Especiais como o Artista Residente ou o Professor Especialista Visitante, que permitem uma formação profissional diferenciada.

Recentemente, foram implantadas disciplinas voltadas para as inovações no campo da arte-educação e da presença do professor da área de artes na escola, na licenciatura. No bacharelado, o curso tem contemplado a introdução de campos da expressão artística mais atuais, tais como: ilustração, relações da arte em espaços formais e não formais, escrita de artista, elementos da produção cultural, performance, dentre outros.

Atuação

Caso opte pelo bacharelado, o futuro profissional poderá atuar como artista, profissional liberal ou pesquisador. Os campos de atuação mais consolidados são as instituições públicas ou privadas dedicadas à difusão artístico-cultural, museus, galerias de arte, produções culturais e de pesquisa. Ao optar pela licenciatura, além de estar apto a desenvolver todas as atividades do bacharel, o profissional estará habilitado a lecionar Artes Plásticas e Educação Artística em instituições de ensino fundamental e médio.

 

 

 

 

 

Relação cand/vagas
1ª fase – 23,2
2ª fase – 4,3

 

 

 

Vida Acadêmica

 

 



Galeria de imagens
INSTITUTO DE ARTES