Proposta do curso é pioneira no Brasil

Curso propõe reflexão sobre diferentes gêneros textuais e
estimula pesquisa literária

 

O bacharelado em Estudos Literários da Unicamp tem como objetivo a formação de profissionais especializados na área da Literatura – incluindo-se aí os domínios da produção, da teoria, da crítica e da história literária. Com forte ênfase nas atividades de pesquisa, pretende oferecer uma formação sólida nos vários campos dos estudos literários: literatura e cultura brasileiras, teoria, crítica, história e historiografia literárias e literatura comparada.

A grade curricular oferecida tem, em sua base, disciplinas que se inserem nas áreas de Literatura Brasileira e de Teoria e História Literária – englobando tanto obras em língua portuguesa quanto em outros idiomas. Inclui ainda disciplinas dedicadas a introduzir os ingressantes na reflexão sobre os diferentes gêneros textuais, além de outras que têm por finalidade iniciar os alunos nas atividades de pesquisa literária em diferentes temas e fontes.

Uma das principais características do curso é a flexibilidade. Com uma grande carga de matérias optativas, sua estrutura estimula o aluno a definir, dentre as áreas de atuação do Departamento de Teoria Literária e do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), seus caminhos de formação. Permite ainda que ele tenha contato com muitas outras disciplinas das áreas de humanidades e artes oferecidas pela Unicamp, de modo a completar sua formação em perspectiva multidisciplinar.

Campos de trabalho

O bacharel em Estudos Literários será um profissional preparado para a pós-graduação e a carreira docente universitária. O profissional formado também poderá atuar em pesquisa, produção e criação em diversas áreas ligadas ao conhecimento e à prática dos distintos gêneros literários, entre eles a indústria editorial, a escrita criativa e a crítica literária nas mídias impressa e eletrônica.

Período e integralização 

Dada sua vocação para a pesquisa, o bacharelado em Estudos Literários é oferecido em período integral. Poderá ser integralizado em oito semestres, conforme sugestão do IEL, para cumprimento do currículo pleno. Para graduar-se, o aluno deverá cumprir o total de 160 créditos, equivalentes a 2.400 horas/aula.

Certificado de Estudos em Editoração

A partir de 2019, o aluno de Estudos Literários poderá obter o Certificado de Estudos em Editoração. Para isso, precisará cursar 24 créditos, entre 7 disciplinas específicas oferecidas com frequência pelo Departamento de Teoria Literária.

 

 

 

 

Relação cand/vagas
1ª fase – 10,5
2ª fase – 4,3

 

 

 

Vida Acadêmica

 

 

 

 



Galeria de imagens
INSTITUTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM