Formando professores e pesquisadores

Alunos são estimulados a envolver-se em programas de iniciação científica e iniciação à docência

 

O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) mantém cursos de Matemática nos períodos diurno e noturno. O curso diurno inclui o bacharelado em Matemática, que pode ser integralizado em quatro anos. O curso noturno é o curso de licenciatura em Matemática e pode ser integralizado em quatro anos e meio.

O “Cursão” de ciências exatas
O ingresso nos cursos diurnos dá-se pelo chamado Curso 51 (ver página 22), ou “Cursão”, oferecido em conjunto pelo IMECC e pelo Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Este é um dos principais diferenciais da Unicamp quanto a cursos de ciências exatas, pois os alunos ingressantes não têm que decidir de imediato entre as carreiras oferecidas pelos dois institutos e podem amadurecer sua decisão enquanto seguem uma formação sólida integrada em Matemática e Física. A opção pelo curso de bacharelado em Matemática ocorre no final do terceiro semestre. O Curso 51 permite grande flexibilidade ao estudante, que pode formar-se em um dos cursos e retornar para concluir qualquer outra modalidade ou curso agregados. O aluno pode, por exemplo, optar pelo bacharelado em Matemática e em seguida retornar para concluir licenciatura ou bacharelado em Física, sem necessidade de prestar novo vestibular.

O bacharelado em Matemática
O bacharel tem sua formação voltada principalmente para as atividades de pesquisa científica e docência em nível superior em Matemática e geralmente prossegue seus estudos na pós-graduação. Nos dois últimos anos do curso, o currículo do bacharelado em Matemática tem um número reduzido de disciplinas, a maior parte das quais é ministrada em conjunto com as turmas de mestrado. Como resultado, ao concluir o bacharelado, todos os alunos terão cursado as disciplinas fundamentais do curso de mestrado, podendo inscrever-se diretamente no doutorado ou obter o título de Mestre em Matemática em apenas um ano adicional, dedicado à elaboração de monografia e exame de qualificação. O aluno do bacharelado em Matemática pode ainda optar por realizar uma ênfase em Física-Matemática, obtendo assim uma formação sólida em ambas as áreas.

A licenciatura em Matemática
Os alunos dos cursos de licenciatura em Matemática se preparam para a carreira de professor de matemática nos ensinos fundamental e médio, embora possam continuar seus estudos na pós-graduação, tanto na área de educação matemática quanto em matemática ou áreas afins.

Os professores formados pelo IMECC têm assumido posição de liderança nas redes pública e privada, sendo atuantes em sala de aula e em funções de coordenação, orientação, treinamento para olimpíadas de matemática e outras mais.

Excelência
Além de contarem com uma estrutura curricular bastante ampla, que propicia uma sólida formação ao profissional, os alunos de bacharelado e licenciatura em Matemática são desde cedo estimulados a envolver-se em programas de iniciação científica, iniciação à docência e outras atividades complementares. Uma parcela significativa desses alunos prossegue seus estudos na pós-graduação.

A estrutura curricular abrangente, a qualificação do corpo docente, o ambiente fecundo de pesquisa e as excelentes condições de salas de aula, laboratórios e biblioteca, além do nível do corpo discente, têm se refletido no desempenho dos alunos de Matemática da Unicamp em todas as avaliações feitas pelo Ministério da Educação (MEC).

 

 

 

 

Relação cand/vagas
1ª fase – 8,4
2ª fase – 5,5

 

 

 

Vida Acadêmica

 

 

 

 



Galeria de imagens
INSTITUTO DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA