Indústria, pesquisa, ensino

Cursos que preparam profissionais da área química para
atuar em todos os setores do mercado de trabalho

 

O Instituto de Química da Unicamp oferece, no período integral, o curso de Química com as habilitações (clique em cada uma para saber mais): Bacharelado em Química, Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Tecnológica. Esta última habilitação também é oferecida no período noturno, no curso de Química Tecnológica. Todos esses cursos preparam profissionais da área química para atuarem nos mais variados setores do mercado de trabalho: na indústria, em centros de pesquisa acadêmicos ou industriais, em escolas, e em diversos outros segmentos associados à produção, distribuição e comercialização de insumos e equipamentos do setor químico. São cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), com excelência de qualidade.

O Bacharelado em Química é voltado para o aprofundamento de conceitos e técnicas de maior interesse para a pesquisa científica. Na Licenciatura em Química há um conjunto de disciplinas de educação e pedagogia, de interesse dos estudantes que desejam seguir a carreira docente no ensino médio. O Bacharelado em Química Tecnológica tem estrutura específica para destacar métodos e processos aplicados a atividades da indústria química e pode ser cursado no período integral ou no período noturno, sendo opções distintas no vestibular para cursos que formam o mesmo profissional e conferem o mesmo diploma.

A estrutura curricular dos cursos tem um conjunto comum de disciplinas teóricas e experimentais de química analítica, inorgânica, orgânica, físico-química e bioquímica, além de disciplinas de matemática e física. Em todos os cursos há também um conjunto de disciplinas eletivas, que podem ser escolhidas dentre todas as unidades da Unicamp, propiciando a personalização do curso de cada estudante. Os ingressantes no curso integral podem se formar em qualquer uma das três habilitações e em todas elas caso tenha interesse.

Todos os estudantes desses cursos são incentivados a participar de programas de iniciação científica e a realizar estágios, obrigatórios para a licenciatura e para o bacharelado tecnológico. O curso noturno é principalmente atraente para estudantes que já estão no mercado de trabalho.

Uma vez formados, os estudantes de todos os cursos do Instituto de Química da Unicamp também estão aptos para expandir sua formação na pós-graduação, em cursos de mestrado e doutorado, além de poderem atuar no ensino superior.

A excelência dos cursos de Química da Unicamp é resultado do trabalho de professores de competência destacada com reconhecimento internacional e funcionários qualificados, todos integrados em um projeto pedagógico moderno, e aprimorado em 2019. Tudo isso se concretiza na excelente infraestrutura do Instituto de Química da Unicamp, que conta com amplos laboratórios de ensino com equipamentos e salas de aula modernos e climatizados, biblioteca com destacado acervo, além de recursos de informática e conectividade para todos os estudantes. Essas condições garantem a formação de profissionais de química bem-sucedidos e altamente valorizados no mercado de trabalho, com colocação em indústrias, centros de pesquisa, escolas, órgãos públicos e universidades, além das iniciativas de empreendedorismo individual.

 

 

 

Relação cand/vagas
1ª fase – 15,0
2ª fase – 4,8

Veja também Licenciatura Integrada em Química e Física

 

 

 

 

 

 

 

 

Vida Acadêmica

 

 

 

 



Galeria de imagens
INSTITUTO DE QUÍMICA