a) Conjunto de habilidades exigidas na prova:

O candidato deverá demonstrar: domínio do conteúdo programático do Ensino Médio relativo à Biologia; capacidade de correlacionar e integrar conhecimentos relativos a campos distintos do conteúdo do Ensino Médio, incluindo a integração interdisciplinar entre Biologia e outras áreas do conhecimento; capacidade de descrever, analisar e relacionar conceitos básicos do conteúdo do Ensino Médio relativo à Biologia; capacidade de ler, analisar, interpretar e elaborar hipóteses lógicas, com argumentação coerente com os fatos e informações apresentadas, com base no conteúdo programático do Ensino Médio relativo à Biologia; capacidade de construção, análise e interpretação de gráficos, tabelas e imagens no contexto de experimentos científicos, associando a interpretação ao conhecimento específico do assunto em questão. O candidato deverá ainda ter atitudes críticas em relação a material extracurricular divulgado através da imprensa e veículos de comunicação em massa, redes sociais ou sítios na internet, ou resultante de atividades sociais, políticas, tecnológicas e culturais que mobilizem o conteúdo do Ensino Médio relativo à Biologia. Por fim, o candidato deverá estar consciente de que a ciência é um processo não acabado e de que o conhecimento científico está em contínua evolução e interação com outras áreas do conhecimento.

 

b) Índice de conteúdos programáticos gerais:

Bases moleculares e celulares da vida

  • Componentes bioquímicos da célula;
  • Estrutura celular em procariotos e eucariotos;
  • Células-tronco, ciclo celular e divisão celular mitótica e meiótica.

Hereditariedade

  • Hereditariedade e material genético: DNA e RNA;
  • Código genético e síntese de proteínas;
  • Leis de segregação mendeliana e padrões de herança;
  • Manipulação do DNA e biotecnologia;
  • Doenças genéticas humanas e seu impacto na saúde.

Origem e evolução da vida

  • Origem e diversificação da vida;
  • Variabilidade genética e o papel das mutações;
  • Seleção natural;
  • Especiação;
  • Evolução biológica e intervenção antrópica.

O Ambiente e a Vida

  • Fluxos de energia e matéria em ecossistemas e biomas;
  • Ecossistemas, populações e comunidades;
  • Interações ecológicas;
  • Problemas ambientais contemporâneos.

Diversidade, estrutura e função biológica

  • Bases biológicas da classificação dos seres vivos;
  • Biologia de vírus, bactérias, protistas e fungos;
  • Biologia das plantas e algas;
  • Biologia dos animais.

Saúde humana

  • O que é saúde?;
  • Estrutura e função de células, órgãos e sistemas;
  • Biologia da reprodução: concepção, métodos contraceptivos e hormônios reprodutivos. Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Agressões à saúde das populações, saneamento e serviços de saúde;
  • Doenças causadas por microrganismos e vetores transmissores de doenças.