Detalhamento das Provas de Habilidades Específicas para candidatos de Música – Licenciatura

A prova, de caráter eliminatório, que avaliará a aptidão musical de todos os candidatos inscritos, será realizada por meio de análise de material audiovisual. Todos os candidatos ao curso de Música – Licenciatura do Vestibular Indígena Unicamp 2020 deverão enviar para a Comvest, neste endereço, no período de 09/09/2019 a 30/09/2019, o material audiovisual (vídeo) que servirá para a avaliação da Prova de Habilidades Específicas em Música. O material deverá atender aos seguintes requisitos:

1. Ser apresentado em arquivo digital nos formatos avi, mp4 ou mkv e não ultrapassar 250MB ou 4 minutos de duração; se a peça tiver duração superior a 4 minutos, o(a) candidato(a) deve interromper a gravação nesse ponto limite;
  2. O(a) candidato(a) deverá executar uma peça de livre escolha;
  3. Durante a execução da peça, o vídeo deverá enquadrar o corpo inteiro do(a) candidato(a), deixando claramente visíveis o rosto e sua habilidade ao tocar o instrumento escolhido, isto é, mostrando a sua execução durante a gravação da peça musical;
  4. Antes de iniciar sua performance musical, o(a) candidato(a) deverá dizer no vídeo seu nome, número de inscrição, curso a que está concorrendo e nome da peça que irá executar
  5. A gravação deverá ser realizada por apenas uma câmera fixa e não deverá haver qualquer tipo de edição ou manipulação do conteúdo do material audiovisual. Aconselha-se aos candidatos reverem as suas gravações antes de fazer o upload para garantir que sejam de boa qualidade.

O(a) candidato(a) deverá fazer o upload do arquivo somente entre os dias 09/09/2019 e 30/09/2019. Não será aceito nenhum tipo de material audiovisual enviado fisicamente para a Comvest. Somente os arquivos devidamente enviados online nos formatos indicados serão avaliados. Certifique-se de que o envio do vídeo foi efetivado, salvaguardando seu protocolo.

É de inteira e exclusiva responsabilidade do(a) candidato(a) o envio correto do vídeo para a prova, bem como seu conteúdo.

A avaliação do material audiovisual será composta por dois parâmetros distintos: desenvolvimento técnico e desenvolvimento interpretativo, aos quais serão atribuídos pontos de 0 (zero) a 5 (cinco), totalizando 10 (dez) pontos. No que diz respeito ao desenvolvimento técnico, serão avaliadas habilidades como: dedilhado, postura, controle do arco, além de afinação, ritmo, articulação e fraseado. Em relação ao desenvolvimento interpretativo, serão observadas a fluidez, o andamento e a maturidade interpretativa do candidato. No caso de peças de livre escolha, também será avaliada a adequação e a pertinência da peça escolhida. Todos os vídeos serão armazenados no servidor da Comvest, que garantirá a guarda e o sigilo do material enviado durante o período de avaliação.

Caso o(a) candidato(a) não envie o vídeo no período estipulado, não o faça corretamente ou não tenha obtido pontuação mínima (superior ou igual a 5 pontos), estará eliminado do processo de avaliação da Prova de Habilidades Específicas do Curso de Música. Os candidatos que não forem aprovados na Prova de Habilidades Específicas poderão continuar o Processo Seletivo 2020 para os outros cursos indicados como segunda opção no ato da inscrição.