14/01/2020 / Em: Destaques, Notícias, Releases

Provas e as respostas esperadas da 2ª fase

Índice de abstenção da 2ª fase

Formulário de alteração de dados

Horários – Provas de Habilidades Específicas

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) encerrou nesta segunda-feira, 13 de janeiro, a segunda fase do Vestibular Unicamp 2020, com a prova de Matemática, as questões interdisciplinares de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além da prova específica relacionada ao curso escolhido. No total, 12.106 candidatos fizeram o exame e o índice de abstenção, de 10,9%, foi o menor desde o Vestibular 2012. No ano passado, a abstenção registrada no segundo dia da segunda fase foi de 13,6%. Este ano, dos 13.589 aprovados para a segunda fase, 1.483 estudantes não compareceram. Em Campinas a abstenção fechou em 9% e em São Paulo 11%. A cidade com menor índice de ausentes este ano foi Jundiaí, com apenas 7,8%.

De acordo com o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, uma das explicações para o baixo índice de ausentes pode ser a redução da segunda fase do Vestibular Unicamp de três para dois dias. “Era um dos nossos objetivos fazer uma prova que não se alongasse por vários dias, considerando que muitos candidatos trabalham ou têm outras atividades ao longo da semana, porém o principal aspecto que a abstenção baixa demonstra é que os candidatos se identificaram com a nova proposta de prova”, avaliou José Alves.

As provas estão disponíveis nesta página e as respostas esperadas serão divulgadas na internet, a partir da quinta-feira (16/1). A primeira chamada será divulgada no dia 10 de fevereiro, para matrícula eletrônica no dia 11 de fevereiro. Estão previstas até 10 chamadas.

Na parte da prova específica relacionada à área do curso escolhido, os estudantes responderam às seguintes questões:

– candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de Biologia e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de Física e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de Geografia e seis questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia.

Alteração de dados

Os candidatos que necessitem corrigir algum dado da ficha de inscrição deverão utilizar o formulário específico, disponível na página eletrônica da Comvest até as 23h59 do dia 14 de janeiro.

As provas da segunda fase foram aplicadas em dois dias consecutivos (12/1 e 13/1), em 22 cidades: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salvador, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Provas de Habilidades Específicas

As provas de Habilidades Específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão realizadas em Campinas entre os dias 20 e 24 de janeiro de 2020.

Este ano, 66.833 candidatos fizeram a prova da primeira fase, na disputa por uma das 2.570 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp.

Calendário Vestibular Unicamp 2020

Lista de aprovados na 1ª fase 9/12/2019
2ª fase 12 e 13/1/2020
Provas de Habilidades Específicas 20 a 24/1/2020
Divulgação da 1ª chamada (para matrícula não presencial 10/2/2020
Matrícula não presencial 11/2/2020
2ª chamada 13/2/2020
Matrícula não presencial da 2ª chamada 14/2/2020
Período para cancelamento de matrícula 17 a 19/2/2020
3ª chamada 18/2/2020
Matrícula não presencial da 3ª chamada 19/2/2020
4ª chamada 21/2/2020
Matrícula PRESENCIAL da 4ª chamada 2/3/2020

* A matrícula presencial da 4ª chamada deve ser feita, também, por todos os candidatos convocados nas três primeiras chamadas e que realizaram a matrícula virtual pela internet. Importante: a vaga só estará garantida após a matrícula presencial, a ser realizada no dia 2/3/2020, das 9 às 12 horas.

Aplicativo do Vestibular

Baixe o aplicativo gratuito do vestibular (App Vestibular Unicamp) para receber os alertas das datas de chamadas e matrículas! Baixe para android ou para Iphone