10/10/2013 / Em: Releases

 

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando dados de inclusão social entre os candidatos do Vestibular Unicamp 2014, que teve recorde de 73.818 inscritos. Este ano, 27% dos inscritos no Vestibular Unicamp são oriundos de escolas públicas, o que representa 19.946 candidatos. O número é praticamente o mesmo do ano passado, quando 27,2% dos inscritos declararam ter feito o ensino médio integralmente na rede pública. Já os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas representam 17,3% do total de inscritos este ano, ou seja, 12.808 estudantes, contra 16,5% no vestibular anterior.

A partir deste ano, a Unicamp dobrou o bônus dado a estudantes oriundos de escolas públicas. O Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp (PAAIS) bonifica os estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas brasileiras com 60 pontos (antes eram 30) a mais na nota final do vestibular. Já os estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas e que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas recebem, além dos 60 pontos, outros 20 (eram 10) pela cor/etnia, totalizando 80 pontos.

No Vestibular Unicamp 2014, os candidatos disputarão 3.460 vagas distribuídas em 69 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp – Faculdade pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto.

A Comvest vai divulgar no dia 31 de outubro, em sua página eletrônica (www.comvest.unicamp.br), os locais de prova da primeira fase, que será realizada em 10 de novembro de 2013. A segunda fase ocorrerá nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2014. Dia 20 de dezembro a Comvest divulgará a lista dos candidatos que passaram para a segunda fase e os respectivos locais de provas. As provas de Habilidades Específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão realizadas, em Campinas, entre os dias 20 e 24 de janeiro de 2014. A chamada para a Matrícula Virtual será divulgada dia 3 de fevereiro e os convocados nesta chamada deverão efetuar a Matrícula Virtual nos dia 4 e 5 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest, em formulário específico.

O Vestibular Unicamp 2014 mantém o mesmo formato de provas do ano passado. A primeira fase tem duas partes: a Redação (com duas propostas de textos a serem realizadas) e a parte de Conhecimentos Gerais (com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio). Na segunda fase, realizada em três dias consecutivos, todas as provas são de natureza discursiva, sendo: 1º dia – prova de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa e prova de Matemática; 2º dia – Prova de Ciências Humanas e Artes e prova de Língua Inglesa; 3º dia – prova de Ciências da Natureza.