01/01/2004 / Em: Releases

 

Cerca de 14 mil candidatos fizeram as provas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Ciências Biológicas

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) deu início neste domingo, 11 de janeiro, à 2ª fase do Vestibular-2004. 14.091 candidatos, dos 15.157 aprovados para a 2ª fase, compareceram para a realização das provas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Ciências Biológicas, o que significa uma abstenção de 6,21% (942 candidatos). A Comvest não registrou nenhum incidente durante a realização dos exames. As provas acontecem até quarta-feira, dia 14 de janeiro e estão sendo realizadas em 19 cidades do país: Campinas, São Paulo, Santo André, Bauru, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador.
O coordenador executivo da Comvest, professor Lenadro Tessler ressaltou durante entrevista coletiva que a Unicamp busca candidatos que estejam atualizados e saibam se posicionar sobre o que acontece no mundo. Deste modo, as questões de Língua Portuguesa incluíram, por exemplo, análises práticas com textos publicados na grande imprensa e as de Ciências Biológicas estão ligadas a temas atuais. A prova está disponível no site da Comvest e as respostas esperadas serão divulgadas a partir das 20 horas.
Já as questões de Literaturas da Língua Portuguesa foram elaboradas de maneira que somente os candidatos que realmente leram os livros, e não apenas os resumos das obras, soubessem respondê-las. O coordenador afirmou que deve acontecer uma conversa entre Unicamp e Fuvest para avaliar a possibilidade de unificar a lista dos livros indicados para o vestibular. “Entendemos que deve haver uma sintonia entre as listagens para que o número de livros não pese demais aos candidatos”, disse Tessler. A Unicamp indica 9 livros (3 obras portuguesas e 6 brasileiras) para os Vestibulares entre 2003 a 2006.

Provas de segunda-feira
Nesta segunda-feira, dia 12 de janeiro, acontecem as provas de Química e História. Na terça-feira é a vez de Física e Geografia e na quarta-feira, último dia do Vestibular-2004, Matemática e Língua Estrangeira (Inglês ou Francês). Todas as disciplinas têm 12 questões dissertativas e são comuns a todos os candidatos, independentemente do curso escolhido.

Os candidatos disputam 2.934 vagas. No total, a Unicamp recebeu 50.549 inscrições para o Vestibular-2004. A lista de aprovados em primeira chamada será divulgada no dia 04 de fevereiro, a partir das 16 horas, no site da Comvest (www.comvest.unicamp.br) e no saguão do Ciclo Básico da Unicamp em Campinas.
Recomendações

Os candidatos deverão comparecer aos locais de prova às 13:00h. Em Salvador será considerado o horário local, não o horário de verão de Brasília. Os portões serão fechados impreterivelmente às 13:45h. A partir dessa hora ninguém mais será admitido nas salas. A prova começa às 14:00h e tem duração de quatro horas. O tempo mínimo de permanência na sala é de uma hora e meia (90 minutos). Os vestibulandos poderão deixar os locais de exame somente depois das 15:30h.

O candidato deve providenciar para o dia do exame o original da cédula de identidade, lápis, canetas azuis ou pretas, borracha e régua pequena. É importante separar todo o material com antecedência para evitar contratempos de última hora. Recomenda-se ainda evitar excessos e dormir cedo no dia anterior à prova. É importante uma boa alimentação no dia da prova, com alimentos de fácil digestão. É permitido levar água, refrigerantes, frutas, chocolates, e balas para a prova.

Provas de Aptidão

As provas de aptidão, obrigatórias para os cursos de Arquitetura e urbanismo, Artes Cênicas, Dança, Educação Artística, Música e Odontologia, serão realizadas entre os dias 19 e 22 de janeiro em Campinas, com exceção de Odontologia que acontecerá no campus de Piracicaba. Os horários estão disponíveis no site da Comvest e estão impressos nos cadernos de questões da 2ª fase.

OBS.: O Coordenador Executivo do Vestibular, Prof. Leandro Tessler, concede entrevista coletiva à imprensa durante todos os dias da segunda fase, para a divulgação e comentário das provas aplicadas.

Data: 11, 12, 13 e 14 de janeiro de 2.004
Horário: 15h30
Local: Assessoria de Imprensa da Unicamp (prédio VI da Reitoria)