10/11/2013 / Em: Releases

 

Na disputa por uma das 3.460 vagas em 69 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto), 68.705 candidatos fizeram neste domingo, 10 de novembro, a primeira fase do Vestibular Unicamp 2014. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) aplicou a prova em 18 cidades do Brasil e registrou uma abstenção de 6,9%, revertendo uma tendência dos últimos anos com aumento do índice de abstenção. Na primeira fase do Vestibular 2013 a abstenção foi de 7,6%; em 2012 foi de 7,4%; em 2011 6,9%; em 2010 5,3%. Dos 73.818 inscritos no Vestibular 2014, 5.113 candidatos não compareceram para fazer o exame. A Comvest vai divulgar o gabarito das questões na próxima terça-feira (12/11) e a expectativa da banca de redação na quinta-feira (14/11), em sua página eletrônica www.comvest.unicamp.br. A prova da primeira fase já está disponível para consulta na mesma página, bem como os índices de abstenção por cidade. A lista de aprovados na primeira fase será divulgada no dia 20 de dezembro, juntamente com os locais de prova da segunda fase. A segunda fase será realizada nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2014. As provas de habilidades específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão feitas entre 20 e 24 de janeiro de 2014, em Campinas.

A prova da primeira fase teve duas partes: a Redação, em que o candidato foi solicitado a produzir dois textos de gêneros diversos e de execução obrigatória, e a parte de Conhecimentos Gerais, com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. O tempo máximo de prova foi de cinco horas.

Para a segunda fase, serão convocados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 550 pontos na primeira fase, em número mínimo de três e máximo de seis vezes o número de vagas do curso escolhido em primeira opção. Serão eliminados do vestibular os candidatos que obtiverem nota zero na parte de Redação ou na parte de Conhecimentos Gerais.

Em Belo Horizonte, no Centro Universitário UNA (um dos dois locais de exame na cidade), a prova teve início mais tarde devido ao rompimento de um cabo da rede elétrica da rua, que interrompeu o fornecimento de energia elétrica. A interrupção no fornecimento ocorreu por volta das 12h50, ou seja, 10 minutos antes do fechamento dos portões e início da prova. A Comvest acionou imediatamente a CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais). Os candidatos também foram informados sobre o ocorrido imediatamente e orientados a aguardar. Tão logo o fornecimento foi reestabelecido, a prova teve início. O tempo de duração da prova foi o mesmo dos demais locais: cinco horas.

A Unicamp realiza as provas do Vestibular 2014 nas seguintes cidades: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.