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As provas de Habilidades Específicas para o curso de
Artes Visuais serão realizadas somente em Campinas,
de 13 a 15/01/2022.

 

 

 

 

 

 

Os horários serão divulgados na página eletrônica da Comvest, a partir do dia 05/01/2022, acesse!

O curso de Artes Visuais tem como objetivo o desenvolvimento do conhecimento sensível por meio da percepção e da sensibilização estética. Sua finalidade não se restringe à formação de artistas visuais – trabalho para uma vida inteira de estudos e dedicação ao ofício – mas se dirige para a formação técnica e poética de um sujeito criativo cuja produção e reflexão podem encontrar lugar nos mais variados campos culturais da sociedade onde se insere.

Trata-se de uma formação específica, que visa à capacitação do aluno no desenvolvimento da linguagem artística e de seus meios de produção para que possa empregar os conhecimentos adquiridos seja como artista visual, como professor licenciado em artes plásticas (de crianças, jovens ou adultos), como produtor autônomo de projetos artísticos próprios ou de outros artistas, ou como pesquisador na área das visualidades. É necessário que o candidato demonstre habilidade mínima para o desenho e a criação plástica, além de conhecimentos básicos sobre as artes visuais e sua história, e que demonstre interesse pelos estudos teóricos e práticos a serem desenvolvidos ao longo do curso.

 

Programa
As provas de Habilidades Específicas para o curso de Artes Visuais estão divididas em:

I − História da Arte
A prova de História da Arte será dissertativa e terá como temas:
a) arte brasileira e internacional na segunda metade do século XIX;
b) arte brasileira e internacional nos séculos XX e XXI.

II − Expressão Plástica
Será avaliada a capacidade criativa e expressiva do candidato aliada à observação, compreensão e construção de imagens por meio da representação gráfica, da linguagem visual e de sua qualidade expressiva.

Os candidatos deverão trazer obrigatoriamente os seguintes materiais:
− lápis preto ou lapiseira/grafites HB, 2B, 4B e 6B;

− lápis de cor (12 cores);
− compasso;
− estilete;
− régua e esquadros;
− tesoura;
− cola bastão.

III – Entrevista e Avaliação de apresentação de portfólio
Os candidatos deverão trazer portfólio com trabalhos em processo e outros considerados expressivos de sua atual produção. Sugere-se limitar as dimensões dos trabalhos apresentados a 70 x 50 cm. Trabalhos de maior dimensão poderão ser apresentados por meio de fotografias. Cadernos de anotações, esboços e toda sorte de projetos em desenvolvimento são muito bem-vindos para esta etapa da prova.

 

Objetivo e Concepção das Provas

I − História da Arte
Muito mais que a simples memorização de datas, movimentos artísticos e seus principais representantes, a prova de História da Arte visa a avaliar a capacidade do candidato de compreender as manifestações artísticas de diversas tendências e períodos, localizando-as no panorama histórico de sua época. É importante notar que, na divisão efetuada entre a arte no Brasil e no exterior, com questões obrigatórias de uma e de outra, procura-se avaliar o conhecimento relativo às conexões e intersecções entre a arte produzida no exterior e a aqui realizada.

II − Expressão Plástica
A prova de Expressão Plástica avalia a capacidade de o candidato perceber e representar objetos e/ou situações elementares da linguagem visual combinados à sua capacidade criativa diante da proposta apresentada. Desse modo, procura-se identificar, também, a capacidade do candidato de observar, pensar, registrar e construir uma imagem.

III − Entrevistas
As entrevistas são realizadas individualmente por uma banca composta de professores de distintas áreas do Curso. Nesta etapa procura-se aprimorar a avaliação em curso, por meio de informações complementares sobre o candidato e seus interesses na área específica. Ao apresentar portfólio contendo seus principais trabalhos e projetos, o candidato possibilita uma avaliação de seu percurso pessoal, cursos ou estudos específicos desenvolvidos até este momento.

 

Critério de Avaliação

O exame de Habilidades Específicas para o curso de Artes Visuais vale 48 pontos. A nota é composta pela soma das notas de três provas: História da Arte, Expressão Plástica e Entrevista. Cada uma dessas provas vale 16 pontos. Para ser considerado apto nas provas de Habilidades Específicas para o curso de Artes Visuais, o candidato deverá obter no mínimo 18 pontos. Os candidatos que obtiverem nota menor que 18 nas provas de Habilidades Específicas estarão desclassificados da 1ª opção, mas poderão continuar concorrendo por uma vaga na 2ª opção, caso exista.

Aqueles que não comparecerem em qualquer uma das provas de Habilidades Específicas para o curso de Artes Visuais (História da Arte, Expressão Plástica ou Entrevista) ficam eliminados na primeira opção, mas continuarão concorrendo em segunda opção, caso ela exista.

Os critérios gerais de avaliação estabelecidos pela Comvest são: 

I − Prova de História da Arte:
a) Demonstração de um conhecimento mínimo sobre o tema proposto.
b) Bom desenvolvimento e clara argumentação sobre o tema escolhido.
c) Capacidade para relacionar artistas, obras, estilos e movimentos estéticos, situando-os cronologicamente.
d) Capacidade para analisar obras e artistas em termos de características formais e temáticas por eles demonstradas.

II − Prova de Expressão Plástica:
a) Capacidade de observar, analisar e representar graficamente objetos e/ou situações apresentadas pela questão.
b) Compreensão das relações espaciais e da proporcionalidade entre objetos.
c) Uso e compreensão plástica dos elementos da linguagem visual.
d) Criatividade e imaginação aplicadas ao tema proposto.

III − Entrevista:
a) Interesse do candidato na área, sua história pessoal, cursos e trabalhos realizados.
b) Maturidade do candidato em relação às manifestações artísticas, à sua percepção e ao seu interesse cultural.

 

Indicações Bibliográficas 

AMARAL, Aracy. Artes plásticas na Semana de 22, São Paulo: Editora 34, 1998.

ARGAN, Giulio Carlo. A Arte Moderna, Do Iluminismo aos movimentos contemporâneos, São Paulo: Cosac & Naify, 1999.

CANONGIA, Lígia. O Legado dos Anos 60 e 70, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

CHIPP, Heschel B. Teorias da Arte Moderna, São Paulo: Editora Livraria Martins Fontes, 1998.

COLI, Jorge. Como estudar a arte brasileira do século XIX?, São Paulo: SENAC: 2005.

COCCHIARALE, Fernando. Quem tem medo da arte contemporânea?, Rio de Janeiro: Massangana, 2006.

DONDIS, A. Sintaxe da Linguagem Visual, São Paulo: Editora Livraria Martins Fontes, 1992.

FERREIRA, Glória. Escritos de artistas. Anos 60/70, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

FREIRE, Cristina. Arte Conceitual, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

GOMBRICH, Ernst. A História da Arte, Rio de Janeiro: LTC, 1999.

HARRISON, Charles. Modernismo, São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

HEARTNEY, Eleanor, Pós-Modernismo, São Paulo, Cosac & Naify Edições, 2002.

KANDINSKY, Wassily. Ponto e Linha Sobre o Plano, São Paulo: Editora Livraria Martins Fontes, 1990.

PEDROSA, Mário, Dos murais de Portinari aos espaços de Brasília, São Paulo: Perspectiva, 1981.

REIS, Paulo. Arte de Vanguarda no Brasil, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

BELL, Julian. Uma nova história da arte, São Paulo: Editora Martins Fontes, 2008.

(Esta bibliografia não é obrigatória. Trata-se apenas de sugestões para estudos prévios à prova).