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MATERIAL PARA AS PROVAS

ETAPA I
Bateria vídeo I
Clarineta vídeo I
Contrabaixo pop vídeo I
Contrabaixo erudito vídeo I
Flauta vídeo I
Guitarra vídeo I
Percussão vídeo I
Piano pop vídeo I
Trombone vídeo I
Trompete vídeo I
Viola vídeo I
Violão erudito vídeo I
Violão pop vídeo I
Violino vídeo I
Violoncelo vídeo I
Voz pop vídeo I

Saxofone vídeo I:
Choro negro Bb
Choro negro C
Choro negro Eb

Voz Erudita vídeo I:
Nepomuceno Trovas(DM)
Nepomuceno Trovas(EM)

 

ETAPA II

Vídeo II Solfejos
(comum a todas modalidades,
todos devem acessar)
Áudio de acompanhamento para o vídeo II
Vídeo II Solfejos orientações

Clarineta vídeo III
Regência 2022
Violão pop vídeo III
Voz pop vídeo III

Saxofone vídeo III:
Ingenuo Bb
Ingenuo C
Ingenuo Eb

 

Assista aos vídeos de alunos
da Música, com dicas! 

As provas de Habilidades Específicas em Música serão realizadas de maneira virtual (envio de vídeos), antes da primeira fase do Vestibular, com as seguintes datas:

Etapa I – 15 a 24 de setembro de 2021.

Divulgação dos aprovados para as Etapas II – 21 de outubro de 2021.

Etapa II – de 22 a 28 de outubro de 2021.

Divulgação dos aprovados na prova de Habilidades Específicas em Música – 18 de novembro de 2021.

As especificações de formato das provas, conteúdos específicos e critérios de avaliação estão discriminadas abaixo, nos Itens a seguir.

Veja a lista de aprovados final

Veja a lista de aprovados na Etapa I

Assista a VestibuLive com dicas para a prova!

I. Descrição geral e vagas

As provas de Habilidades Específicas em Música do Vestibular Unicamp 2022 têm por objetivo avaliar a formação musical do candidato, bem como o seu potencial artístico. Em seu aspecto geral, o exame avalia o conhecimento de habilitação técnica específica em performance instrumental, teoria e percepção musical, além de conteúdos específicos, conforme a modalidade pretendida.

Os cursos de Música e as respectivas vagas oferecidas no Vestibular Unicamp 2022 são os seguintes:


Curso de Bacharelado

Música Popular: Piano – 4 vagas
Música Popular: Violão – 2 vagas
Música Popular: Saxofone – 2 vagas
Música Popular: Bateria – 2 vagas
Música Popular: Contrabaixo – 2 vagas
Música Popular: Guitarra – 2 vagas
Música Popular: Voz – 1 vaga

Curso de Bacharelado

Música Erudita: Clarineta – 3 vagas
Música Erudita: Flauta – 3 vagas
Música Erudita: Viola – 3 vagas
Música Erudita: Violão – 3 vagas
Música Erudita: Contrabaixo – 2 vagas
Música Erudita: Trompete – 3 vagas
Música Erudita: Trombone – 2 vagas
Música Erudita: Piano – 3 vagas
Música Erudita: Percussão – 2 vagas
Música Erudita: Violino – 1 vaga
Música Erudita: Violoncelo – 2 vagas
Música Erudita: Voz – 1 vaga

Música: Licenciatura – 14 vagas

Música Erudita: Composição – 5 vagas

Música Erudita: Regência – 3 vagas

Total de 65 vagas

 

O número de vagas em cada opção poderá ser modificado conforme o número de candidatos inscritos e necessidades pedagógicas, como está especificado no Artigo 17 e do anexo IV da Resolução GR 52/2021 do Vestibular Unicamp 2022.

 

II. Detalhamento das Provas de Habilidades Específicas

A Prova de Habilidades Específicas se divide em duas etapas, detalhadas a seguir. O conteúdo específico de cada etapa está indicado no Item IV, de acordo com o curso/modalidade pretendido.

Etapa I (eliminatória e classificatória, comum a todos os candidatos)

Vídeo I: registro de uma performance instrumental. Caso não seja eliminado nessa primeira etapa, o candidato será avaliado nas etapas seguintes. 

Etapa II (classificatória). A Etapa II engloba dois vídeos:

Vídeo II: registro de solfejo (comum a todos os candidatos).

Vídeo III, de conteúdo específico ao curso ou modalidade pretendida, sendo:

  • Instrumento Erudito e Musica Popular: Registro de performance instrumental.
  • Licenciatura: Registro de atividade didática.
  • Regência: Registro de performance musical.
  • Composição: Registro de depoimento e Análise de Portfólio.

Suba os vídeos da Etapa II.

Os Vídeos deverão atender aos seguintes requisitos:

  1. Serem apresentados em arquivos digitais nos formatos avi, mp4 ou mkv, resultados de gravações realizadas por celulares, filmadoras ou outros equipamentos de registro audiovisual.
  1. O candidato deverá registrar conteúdos indicados no item IV, de acordo com sua modalidade.
  1. Durante a execução musical, o vídeo deverá enquadrar o corpo inteiro do candidato, deixando claramente visíveis o rosto e sua habilidade ao tocar o instrumento escolhido, isto é, mostrando a sua execução durante a gravação da peça musical;
  1. Antes de iniciar sua performance musical em cada um dos vídeos, o candidato deverá dizer no vídeo seu nome, número de inscrição, curso a que está concorrendo e nome da peça que irá executar;
  1. As gravações deverão ser realizadas por apenas uma câmera fixa e não deverá haver qualquer tipo de edição ou manipulação do conteúdo do material audiovisual. Aconselha-se aos candidatos reverem as suas gravações antes de fazer o upload para garantir que sejam de boa qualidade.
  1. Os candidatos ao curso Musica Erudita: Composição, além do upload dos vídeos, devem também fazer upload do seu portfólio pessoal, caso aprovados para a Etapa II. O portfólio deve conter arquivos de partituras em pdf, gravações de áudio ou vídeo nos formatos mp3 ou mp4.

Para a Etapa I, os candidatos deverão fazer o upload dos arquivos somente entre os dias 15/09/2021 e 24/09/2021. Não será aceito nenhum tipo de material audiovisual enviado fisicamente para a Comvest. Somente os arquivos devidamente enviados online nos formatos indicados serão avaliados. Certifique-se de que o envio dos vídeos foi efetivado, salvaguardando seu protocolo.

Todos os vídeos serão armazenados no servidor da Comvest, que garantirá a guarda e o sigilo do material enviado durante o período de avaliação.

É de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato o envio correto dos vídeos, bem como seu conteúdo.

Em todas as Etapas, caso o candidato não envie os vídeos no período estipulado, não o faça corretamente e em sua totalidade, ou ainda extrapole o tempo máximo estipulado para cada vídeo, estará eliminado do processo de avaliação das Provas de Habilidades Específicas do Curso de Música. Os candidatos que não forem aprovados nas Provas de Habilidades Específicas poderão continuar o Processo Seletivo 2022 para os outros cursos indicados como segunda opção no ato da inscrição.

Ao acessar a página da Comvest destinada ao upload dos vídeos, o candidato será direcionado a um breve questionário, de preenchimento obrigatório. Sem o devido preenchimento dos campos solicitados, o candidato não conseguirá iniciar o upload dos seus vídeos.

As provas de Música Popular: Voz e Música Erudita: Voz exigirão acompanhamento de instrumento harmônico (piano, violão, acordeom, cavaquinho etc.). Tal acompanhamento pode ser “ao vivo” ou em forma de “playback”. Nas provas das demais modalidades (exceto quando indicado), o acompanhamento é opcional, podendo também ser “ao vivo” ou em forma de “playback”.

 

III. Critérios de avaliação

A avaliação do material audiovisual concernente às Habilidades Específicas Instrumentais (Vídeo I para todas as modalidades, e Vídeo III para modalidades Instrumento Erudito e Música Popular) será composta por dois parâmetros. O primeiro avaliará o desenvolvimento técnico do instrumentista. Quando pertinente, serão avaliados o dedilhado, a postura, o controle de arco, além da afinação, ritmo, articulação e fraseado.  O segundo está relacionado ao desenvolvimento interpretativo e expressividade musical. Nesse tópico o candidato será avaliado quanto à maturidade interpretativa, fluidez e andamento da execução. No caso de peças de livre escolha, também será avaliada a adequação e a pertinência da peça escolhida. Não serão considerados na avaliação aspectos relacionados à qualidade do instrumento musical utilizado pelo candidato, à exceção quando sua voz é o instrumento avaliado.

A avaliação do material audiovisual de solfejo (Vídeo II para todas as modalidades) utilizará como parâmetros afinação, precisão rítmica, nomeação correta das notas, funções ou graus harmônicos (quando solicitado) e fluência do discurso musical.

Aos candidatos ao curso de Licenciatura, os critérios de avaliação da atividade didática (Vídeo III) levarão em conta sua disposição para o ensino e considerarão: adequação do repertório utilizado; coerência na sequência proposta; clareza na exposição e execução da atividade.

Aos candidatos ao curso de Regência, a avaliação do Vídeo III considerará as habilidades do candidato em relação à sua musicalidade, solfejo e postura vocal.

Aos candidatos de Composição, a análise de portfólio avaliará sua aptidão enquanto compositor, sendo que através do Vídeo III, a banca avaliará a capacidade crítica do candidato em relação a sua própria produção artística.

Os critérios de pontuação são os seguintes:

Etapa I – (eliminatório e classificatório) – 0 a 12 pontos.  O candidato que não atingir a nota 6 estará eliminado da Prova de Habilidades Específicas;

Etapa II – Vídeo II – 0 a 12 pontos; Vídeo III – 0 a 24 pontos.

O candidato que não atingir nota superior ou igual a 24 (vinte e quatro) na Prova de Habilidades Específicas de Música será eliminado, mas poderá prosseguir na seleção do Vestibular Unicamp 2022 no curso indicado como segunda opção, caso exista. A divulgação dos aprovados na prova de Habilidades Específicas em Música será dia 18 de novembro de 2021.

Para todas as opções a Prova de Habilidades Específicas terá peso 3 (três), conforme Resolução do Vestibular Unicamp 2022.

A nota da primeira fase será calculada conforme estabelecido no Artigo 20 da Resolução do Vestibular Unicamp 2022.

 

IV. Conteúdo das provas por curso

As partituras e um arquivo de áudio estão disponíveis nos links ao lado. 

 

  • Curso de Música Popular – PIANO

Etapa I (Vídeo I): Oxaguiã (Léa Freire). O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração.

Etapa II:

Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração.

Vídeo III: Peça de livre escolha, diferente da apresentada na Etapa I, e com arranjo elaborado pelo próprio candidato. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 8 minutos de duração.

 

  • Curso de Música Popular – CONTRABAIXO

Etapa I (Vídeo I): Proezas de Solon (Pixinguinha e Benedito Lacerda), apenas as partes: A, A’ e B tema; B contraponto. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração.

Etapa II:

Etapa II:

Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração.

Vídeo III: Executar a linha de baixo (base) de “Vida de Viajante” (Luiz Gonzaga) e “Alvorada” (Cartola). Qualquer edição. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 8 minutos de duração.

 

  • Curso de Música Popular – GUITARRA

Etapa I (Video I): Só você (Heraldo do Monte). O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração.

Etapa II:

Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração.

Vídeo III: Peça de livre escolha, diferente da apresentada na Etapa I, em cujo arranjo haja algum momento de improvisação.

O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 8 minutos de duração.

 

  • Curso em Música Popular – BATERIA

Etapa I (Vídeo I): Viva o Rio de Janeiro (Hermeto Pascoal). Arranjo elaborado e executado por Hércules Gomes. O candidato deve gravar acompanhando o “playback”, utilizando áudio disponível em Viva o Rio de Janeiro |VIDEO PARTITURA| – YouTube . O “playback” deve ser audível no Vídeo I. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração.

Etapa II:

Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração.

 Vídeo III: Peça de livre escolha, diferente da apresentada na Etapa I. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 8 minutos de duração.

 

  • Curso de Música Popular – SAXOFONE

Etapa I (Vídeo I): Choro Negro (Paulinho da Viola). O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração.

Etapa II:

Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração.

Vídeo III: Ingênuo (Pixinguinha e Benedito Lacerda). O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 8 minutos de duração.

 

  • Curso de Música Popular – VIOLÃO

Etapa I (Vídeo I): Delirio (Ulisses Rocha). O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração.

Etapa II:

Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração.

Vídeo III: Jorge do fusa (Aníbal Augusto Sardinha, “Garoto”). O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 8 minutos de duração.

 

  • Curso de Música Popular – VOZ

Etapa I (Vídeo I): A terceira margem do rio (Milton Nascimento e Caetano Veloso). O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração.

Etapa II:

Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração.

Vídeo III: Nego Dito (Itamar Assumpção) e uma canção de livre escolha, diferente da apresentada na Etapa I. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 8 minutos de duração.

 

  • Curso de Música Erudita – VIOLINO

Etapa I (Vídeo I): Estudo nº 8 do livro 42 Estudos para violino de Rodolphe Kreutzer, qualquer edição.  O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração.

Etapa II:

Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração.

Vídeo III: 1º movimento com cadenza de um concerto do período clássico. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 12 minutos de duração. Se a peça tiver duração superior a 12 minutos, o candidato deve interromper a gravação nesse ponto limite.

 

  • Curso de Música Erudita – VIOLA

Etapa I (Vídeo I): Estudo nº 5 em Sol Maior do livro 30 Estudos Especiais para viola de F. Mazas, qualquer edição. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração.

Etapa II:

Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração.

Vídeo III: 2º movimento do Concerto em Sol Maior de Telemann ou 1º movimento de um concerto do período clássico. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 12 minutos de duração.

 

  • Curso de Música Erudita – VIOLONCELO

Etapa I (Vídeo I): Um Prelúdio das 6 Suites para violoncello solo de J.S.Bach, qualquer edição. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração.

Etapa II:

Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração.

Vídeo III: Peça de livre escolha, diferente da apresentada na Etapa I. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 12 minutos de duração.

 

  • Curso de Música Erudita – CONTRABAIXO

Etapa I (Vídeo I): Sonata de Henry Eccles em Sol Menor – I movimento. Qualquer edição. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração.

Etapa II:

Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração.

Vídeo III: Peça de livre escolha, diferente da apresentada na Etapa I O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 12 minutos de duração.

 

  • Curso de Música Erudita – VIOLÃO

Etapa I (Vídeo I): Um dos 5 Prelúdios para Violão de Heitor Villa-Lobos (1940). Qualquer edição. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração.

Etapa II:

Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração.

Vídeo III: Peça de livre escolha, diferente da apresentada na Etapa I. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 12 minutos de duração.

 

  • Curso de Música Erudita – CLARINETE

Etapa I (Vídeo I): Concerto em Lá Maior de Mozart, K622. I Movimento. Qualquer edição. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração.

Etapa II:

Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração.

Vídeo III: Melodia para clarinete solo de Osvaldo Lacerda (1974)  e peça de livre escolha, diferente da apresentada na Etapa I. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 12 minutos de duração.

 

  • Curso de Música Erudita – FLAUTA

Etapa I (Vídeo I): Concerto em Sol Maior de Mozart KV313. Qualquer edição. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 12 minutos de duração. Se a peça tiver duração superior a 12 minutos, o candidato deve interromper a gravação nesse ponto limite.

Etapa II:

Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração.

Vídeo III: Peça de livre escolha, diferente da apresentada na Etapa I. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 12 minutos de duração.

 

  • Curso de Música Erudita – TROMPETE

Etapa I (Vídeo I): Estudo nº 1 do livro Studies for Trumpet. VOISIN, Roger. New York: International Music Company, 1963. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração.

Etapa II:

Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração.

Vídeo III: Peça de livre escolha, diferente da apresentada na Etapa I. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 12 minutos de duração.

 

  • Curso de Música Erudita – TROMBONE

Etapa I (Vídeo I): Estudo nº 16 do livro Melodious Etudes for Trombone, selected from the Vocalises of Marco Bordogni. ROCHUT, Johannes. New York: Carl Fisher, 1974. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração.

Etapa II:

Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração.

Vídeo III: Peça de livre escolha, diferente da apresentada na Etapa I. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 12 minutos de duração.

 

  • Curso de Música Erudita – PIANO

Etapa I (Vídeo I): Estudo de livre escolha de um dos seguintes compositores: C. Czerny, M. Clementi, G. Cramer, F. Chopin, F. Liszt ou M. Moszkowski. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração.

Etapa II:

Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração.

Vídeo III: Movimento vivo de Sonata de livre escolha. Um Prelúdio e Fuga de J. S. Bach do Cravo Bem Temperado (Vol. 1 ou 2). O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 15 minutos de duração.

 

  • Curso de Música Erudita – VOZ

Etapa I (Vídeo I): Trovas (Alberto Nepomuceno / Osorio Duque Estrada). Qualquer edição disponível. O candidato poderá cantar a peça na tonalidade mais adequada para seu tipo vocal. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração.

Etapa II:

Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração.

Vídeo III:  Uma aria de opera de livre escolha. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 12 minutos de duração.

 

  • Curso de Música Erudita – PERCUSSÃO

Etapa I (Vídeo I): Solo n.8 do livro The All American Drummer – 150 Rudimental Solos, de WILCOXON, Charley. Chicago: Ludwig Music, 1979. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração.

Etapa II:

Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração.

Vídeo III: Peça de livre escolha. A peça pode ser executada em qualquer instrumento de percussão, incluindo os do universo da música popular, como pandeiro, berimbau, atabaques, entre outros. Caso o candidato não tenha acesso a caixa clara, a banca aceitará a execução em pad. O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 8 minutos de duração.

 

  • Curso de Música Erudita – COMPOSIÇÃO

Etapa I (Vídeo I): Apresentar uma performance enfocando aspectos distintos e complementares de sua capacitação musical, contidos em um dos pares abaixo elencados. Indique claramente no seu vídeo quais são os aspectos que você está enfatizando. Sua performance será escutada e avaliada com atenção especial à relação entre os elementos dos pares indicados.

  1. Técnica instrumental x Sensibilidade interpretativa
  2. Técnica instrumental tradicional x Técnicas instrumentais estendidas
  3. Performance a partir de partitura determinada x parte livre ou improvisada

O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 10 minutos de duração.

Etapa II:

Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração.

Portfólio (partituras e/ou arquivos de áudio) e Vídeo III (Depoimento).

O candidato deve fazer upload do seu portfólio pessoal, reunindo composições próprias, na página do Vestibular 2021 no site da Comvest, juntamente ao upload dos vídeos. O portfólio deve conter arquivos de partituras em pdf, gravações de áudio ou vídeo nos formatos mp3 ou mp4.

O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 10 minutos de duração, e deve conter um depoimento do candidato, respondendo os itens elencados a seguir:

  1. Relate como se deu sua formação musical até o momento
  2. Quais tem sido suas atividades musicais?
  3. O que o motivou a escolher a música para sua formação profissional?
  4. Por que você escolheu a Unicamp para estudar música?
  5. O que você espera adquirir com os seus estudos de graduação em música na Unicamp?
  6. O que você pretende fazer profissionalmente no campo da música?

Apresente com suas palavras uma das peças musicais de seu portfólio, explicando como a compôs, que ideias você aplicou, que estratégia(s) ou técnica(s) ou sistema(s) empregou e, logo em seguida, faça uma autocritica desse seu trabalho.

 

  • Curso de Música Erudita – REGÊNCIA

Etapa I (Vídeo I): O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração, e deve conter duas atividades:

  1. Uma peça ou excerto de livre escolha no instrumento a escolha do candidato, de até 3 minutos no seu instrumento principal;
  2. Uma peça ou excerto de livre escolha executada ao piano, de até 1 minuto tocada ao piano (somente no caso em que o instrumento principal do candidato não seja o piano ou o cravo).

Etapa II:

Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração.

Vídeo III: A partir da partitura fornecida, cantar uma voz e tocar outra ao piano, de acordo com as indicações abaixo:

– tocar o soprano e cantar o tenor;
– tocar o tenor e cantar o baixo;
– tocar o contralto e cantar o soprano;
– tocar o baixo e cantar o contralto.

O candidato deve executar os quatro itens, do início até a fermata.

O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração.

 

  • Curso de LICENCIATURA

Etapa I (Vídeo I): Uma peça de livre escolha. O Vídeo I não deve ultrapassar 500MB ou 4 minutos de duração.

Etapa II:

Vídeo II: Solfejos conforme as instruções da partitura fornecida no link específico. O candidato deve utilizar o acompanhamento de base disponibilizado no link específico, integrando-o ao registro audiovisual. Ou seja, além dos solfejos do candidato, também deve-se ouvir no vídeo o acompanhamento de base. O candidato pode transpor a melodia em uma oitava, caso seja mais confortável para seu registro vocal. O Vídeo II não deve ultrapassar 200MB ou 3 minutos de duração.

Vídeo III: Atividade didática.

O candidato deve elaborar uma aula de musicalização para uma turma de 8 crianças de 8 a 10 anos, na qual inclua necessariamente voz e instrumentos de pequena percussão, sejam eles convencionais ou construídos com material reciclado. A aula deverá ser elaborada pensando em 45 minutos de duração.

A gravação em vídeo deve conter:

1- Uma exposição oral, por parte do candidato, de linhas gerais da aula, explicitando:

– Repertório a ser utilizado

– Conhecimento musical envolvido (o que você está ensinando?)

– Materiais necessários

2- O candidato deve apresentar-se no vídeo fazendo uma simulação prática do percurso da aula: De que modo iniciará a aula? Como apresentará o repertório? Qual será a sequência das atividades? De que forma lidará com possíveis dificuldades das crianças?

OBS: Nessa simulação o candidato deverá necessariamente executar as atividades propostas às crianças.

O Vídeo III não deve ultrapassar 500MB ou 6 minutos de duração.