Busca de soluções ambientais

Sólida formação em ciências básicas e tecnológicas, aliadas às ciências sociais e gestão, que propicia uma visão global do meio ambiente

Os problemas ambientais atuais são complexos; por isso, o curso de Engenharia Ambiental propõe uma formação consistente em ciências básicas e tecnológicas, com foco complementar em ciências sociais e gestão, aplicadas aos setores de atividades humanas geradoras de significativos impactos ambientais.

O engenheiro ambiental estará capacitado a contribuir com a resolução de problemas ambientais por meio da realização de análises, diagnósticos integrados, concepção e execução de projetos e avaliações técnicas, tecnológicas, socioeconômicas e de impactos nos setores e sistemas ambientais. Desta forma, poderá atuar em agências reguladoras e órgãos ambientais, nos poderes públicos federal, estadual e municipal, em concessionárias de serviços públicos, agências bilaterais e multilaterais de cooperação, em empresas do setor industrial, de serviços, de consultoria e projetos de pesquisa, ONGs e como profissional autônomo.

A organização do curso foi feita de forma que o aluno adquira conhecimentos teóricos e práticos de laboratório. Os alunos são estimulados a participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de estágios e intercâmbios acadêmicos e culturais internacionais. O curso proporciona ao aluno uma sólida formação na área ambiental.

Áreas de atuação
O curso confere ao egresso as seguintes habilidades e competências: analisar sistemas e processos ambientais; supervisionar e coordenar planos estratégicos, de ação e de intervenção nas áreas de engenharia ambiental; avaliar criticamente a operação e manutenção de sistemas urbanos: redes de saneamento ambiental (água, esgotos, drenagem, resíduos sólidos); avaliar o impacto socioambiental das soluções tecnológicas em projetos, programas e políticas públicas; realizar diagnósticos integrados; planejar e coordenar redes de monitoramento de qualidade ambiental; desenvolver, implantar e gerenciar políticas, programas e projetos ambientais nas áreas: gestão integrada de resíduos sólidos, estações de tratamento de água de abastecimento e de águas residuárias, prevenção e controle da poluição atmosférica, sistemas de gestão integrados, reabilitação de áreas degradadas, entre outras; desenvolver e/ou utilizar novas técnicas e tecnologias para solução de problemas ambientais industriais e urbanos; atuar em equipes multidisciplinares nas áreas de projeto, ensino e pesquisa.

Infraestrutura
A Faculdade de Tecnologia (FT) está sediada em Limeira (SP). Dispõe de uma excelente infraestrutura de ensino e pesquisa e de um corpo docente altamente qualificado, a maioria com titulação mínima de doutor e com dedicação integral ao curso. Seus laboratórios são bem equipados e atualizados. Os alunos da FT têm a possibilidade de desenvolver projetos técnicos, científicos e sociais.

Vida Acadêmica

FACULDADE DE TECNOLOGIA