Compromisso social

 

O curso de Odontologia da Unicamp completou 60 anos no ano de 2017, fato que o torna mais antigo que a própria Universidade (fundada em 1966). Surgido inicialmente como curso de Odontologia de Piracicaba, foi incorporado à Unicamp após a criação da mesma. A Faculdade de Odontologia de Piracicaba, a FOP como é conhecida, está localizada em Piracicaba, a 65 km de Campinas. A cidade, de aproximadamente 400.000 mil habitantes, conta com diversos aspectos de uma típica cidade grande, mas ainda mantém características de uma cidade do interior paulista.

Contando com 80 vagas regulares, o curso de Odontologia está entre os mais desejados do país. O aluno ingressante contará com um curso de cinco anos, no qual inicia a sua formação com as disciplinas básicas e finaliza atuando em uma clínica integrada e com estágios foras da unidade, os chamados estágios extra-muros, onde aplica os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. As disciplinas que proporcionam essa formação e que estão ministradas ao longo de dez semestres letivos,  estão agrupadas em quatro grandes áreas: as disciplinas de área Básica, com aulas teóricas e laboratoriais de anatomia, histologia, bioquímica, fisiologia, entre outras; as disciplinas de Pré-Clínicas, que aliam o conhecimento básico ao aplicado e fornecem os subsídios para o desenvolvimento clínico através de atividades laboratoriais; a disciplinas Clínicas, na qual o aluno realiza atendimento a pacientes; e as disciplinas da área Social, que abrange aspectos administrativos, humanísticos, éticos e legais da atividade. As disciplinas são ministradas de forma integrada, agregando o conteúdo das diversas áreas.

Ao término do curso, o aluno recebe o título de Cirurgião-Dentista, válido em todo o território nacional. Para exercer a profissão, o agora Cirugião-Dentista precisa apenas registrar o seu diploma junto ao Conselho Federal de Odontologia.

Ênfase nos aspectos socioeducacionais e preventivos do tratamento bucal

De acordo com estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 50% e 99% da população apresentam cáries dentárias ou doenças gengivais. Parcela relevante das comunidades ainda não tem acesso ao atendimento odontológico básico, não sabe a importância que a saúde dos dentes exerce sobre o bem-estar geral e desconhece que uma escovação bem feita pode prevenir uma série de doenças bucais.

Não é por acaso que uma das características do curso de Odontologia da Unicamp, senão a mais importante e que o destaca no âmbito dos currículos tradicionais de Odontologia, é a ênfase nos aspectos socioeducacionais e preventivos do tratamento bucal, acompanhados de uma terapêutica curativa segura e cientificamente correta.

Assim, desde seu ingresso na FOP, o aluno é orientado por meio de programas teóricos e práticos a assumir seu compromisso social. Ele exercita essa vocação nos programas preventivos e curativos gratuitos orientados para as principais demandas da população. Além do atendimento à população na clínica da própria Faculdade, existem ainda atividades clínicas “extramuros”, desenvolvidas por meio de convênios com prefeituras, escolas da rede pública e outras instituições da região.

Alunos e ex-alunos destacam como diferencial da FOP a oportunidade de começar a atuar no atendimento de pacientes nas clínicas da Faculdade e a vivenciar a prática odontológica mais cedo do que em cursos similares. Isso ocorre nas aulas práticas supervisionadas por docentes já no primeiro semestre do segundo ano de curso, diferentemente dos demais cursos, em que as aulas de clínica começam a partir do terceiro ano.

Alunos e pesquisa

A atualização dos princípios científicos aplicados na solução de problemas de saúde bucal é consequência do caráter fortemente investigativo da FOP, em cujos laboratórios são continuamente realizadas pesquisas de primeira linha.

Referência nacional no ensino, pesquisa e extensão em odontologia, a FOP tem um corpo docente constituído em sua totalidade por professores-doutores com experiência internacional. Hoje, a FOP ocupa um lugar de grande destaque na pesquisa brasileira, uma vez que constam de seu quadro os quatro cursos de maior destaque na avaliação da pós-graduação na área de odontologia. Além do seu destaque na odontologia brasileira, a FOP hoje é a unidade da Unicamp melhor avaliada internacionalmente, ocupando em 2018 a posição de número 31o entre os melhores cursos do mundo.

Um expressivo número de alunos de graduação se insere hoje em programas de iniciação científica. Esses alunos contam com bolsas concedidas por diferentes órgãos de fomento e podem se iniciar na pesquisa desde o início do curso. Muitos encontram sua vocação na pesquisa e tornam-se pesquisadores e docentes em diferentes áreas do conhecimento aplicadas à saúde.

Atuação do Cirurgião-Dentista

Os conhecimentos adquiridos no curso capacitam o cirurgião-dentista a diagnosticar problemas bucais, a estabelecer e executar planos de tratamento compatíveis com as condições socioeconômicas e com o estado de saúde geral do paciente. Ele também está apto a educar o paciente e a comunidade sobre os principais problemas bucais, realçando a importância da adoção de medidas preventivas.

 

 

 

 

 

Vida Acadêmica

 

 

 



Galeria de imagens
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA