Curso forma profissionais colaborativos para atuar nas várias instâncias da criação cênica

Pensando o teatro

O curso de Artes Cênicas da Unicamp tem o objetivo de formar profissionais para atuar nos diversos campos abertos às atividades de artes cênicas, conscientes de seu papel na sociedade e capazes de dialogar com as diversas questões individuais e coletivas do homem contemporâneo. A pesquisa teatral, que reflete sobre as possibilidades da arte na sociedade contemporânea, tem promovido o diálogo com diversas áreas de conhecimento, para dar uma perspectiva mais ampla para a atividade da cena. Assim, o aluno, em sua formação de artista da cena, é incentivado a uma complementação autônoma com experiências comunitárias, intercâmbios e articulação de saberes.

Projeto pedagógico
O diferencial do curso de Artes Cênicas da Unicamp está na criação artística como fundamento pedagógico: aprende-se criando! Isso traz ao estudante uma experiência de “dentro da cena”, lidando com os aspectos materiais da criação. Por outro lado, tal experiência não dispensa um rigoroso trabalho sobre os conceitos que estruturam a criação cênica, de modo que teoria e prática se articulam.

Recentemente, o curso teve seu projeto pedagógico revisto, a partir das novas demandas do mercado de trabalho e dos debates sobre a criação cênica. Novas disciplinas como Atuação em Mídias e Teatro Latino Americano tornam o curso um dos mais consistentes do país. Além disso, os recém-criados laboratórios de Práticas e Teorias da Atuação, Linguagens, Materiais e Oficinas da Cena e Dramaturgia e Escritas Performativas, permitem ao estudante um percurso singular nas áreas de dramaturgia, encenação (iluminação, cenografia, figurino, adereços e sonoplastia) e atuação.

Nos dois primeiros anos do curso, o aluno entrará em contato com conhecimentos variados relacionados ao fazer e ao pensar teatro. Essa etapa inclui o aprendizado experimental de práticas específicas, corporais e vocais, e um cabedal de informações, em diversos tipos de linguagens, de modo a capacitá-lo na ampliação e aperfeiçoamento de seu vocabulário expressivo e presença cênica, que envolvem, inclusive, os aspectos de brasilidade de nossa vivência cultural.

Na segunda fase do curso, que compreende os dois últimos anos, o aprendizado do aluno-artista ocorre por meio de projetos integrados de criação cênica e experiências do fazer teatral que se desenvolvem da concepção de uma ideia à apresentação pública de um espetáculo ou exercício cênico. São quatro momentos sucessivos, um a cada semestre, e que têm início com uma montagem cênica de fonte não dramatúrgica, seja ela literária, iconográfica ou de tradição oral, entre outras possibilidades, priorizando o aprendizado de práticas de construção da escrita cênica.

O aluno que ingressa no curso vai se deparar tanto com as tradições teatrais canônicas, quanto com o desafio da invenção, do risco e do “contágio” com o mundo atual. “O artista de Teatro precisa estra ao mesmo tempo em três tempos: atrás, ao lado e à frente de seu povo. Estar atrás para conhecer a história, estar ao lado para compreender a realidade e estar à frente para apresentar alternativas e utopias. Teatro não se acomoda; teatro incomoda” (Ricardo Guilherme, ator e dramaturgo).

 

 

 

 

 

 

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