25/02/2022 / Em: Destaques, Notícias, Releases

A Comvest está divulgando três listas de convocados para matrícula: a terceira chamada do Vestibular Unicamp 2022 a segunda chamada da modalidade Enem-Unicamp; e a segunda chamada da modalidade Vagas Olímpicas. As listas estão disponíveis nas páginas de cada processo: Vestibular, Enem-Unicamp e Vagas Olímpicas. Todos os convocados deverão realizar a matrícula não presencial, no dia 3 de março, das 9h às 17 horas, exclusivamente pela internet, na página de cada processo, utilizando seu número de inscrição, data de nascimento e a mesma senha utilizada na inscrição. Após o login, os candidatos deverão fazer o upload dos documentos exigidos para o ingresso e efetivar sua matrícula no curso. Veja o tutorial preparado pela Diretoria Acadêmica (DAC) e assista ao vídeo. Em caso de dúvidas sobre a matrícula, acesse o Fale Conosco da DAC.

Importante: candidatos convocados para a matrícula em mais de uma modalidade (nomes em listas diferentes) deverão escolher em qual processo fazer matrícula e efetivá-la usando a senha específica da modalidade, criada no momento daquela inscrição. As próximas chamadas do Vestibular Unicamp e das modalidades Enem-Unicamp e Vagas Olímpicas serão divulgadas no dia 8 de março. O calendário completo de chamadas está disponível aqui.

Os candidatos convocados em primeira opção que não realizarem a matrícula online no período definido estarão eliminados da modalidade, perdendo, irrevogavelmente, a vaga.

Os candidatos convocados para o curso escolhido como segunda opção deverão realizar a matrícula pela internet e, optar ou não, por aguardar uma possível vaga para o curso de primeira opção (remanejamento). Candidatos de segunda opção que não fizerem a matrícula pela internet perderão essa vaga (segunda opção), mas continuarão concorrendo ao curso de primeira opção, podendo, assim, serem convocados nas próximas chamadas, de acordo com os critérios de classificação.

Averiguação – Cotas étnico-raciais

Os candidatos selecionados pelo sistema de cotas étnico-raciais aprovados na primeira chamada deverão passar pela Comissão de Averiguação, durante o período da matrícula virtual. A validação da autodeclaração apresentada pelos candidatos optantes pelas cotas étnico-raciais somente ocorrerá após a avaliação de fenótipo realizada pela Comissão, ficando a matrícula condicionada à aprovação da Comissão de Averiguação, conforme a resolução GR-074/2020. O link com o horário da banca e a plataforma de acesso à entrevista já está disponível. A data da averiguação não poderá ser reagendada. Veja as orientações para a banca.

Se você concorre em mais de um sistema de ingresso, leia com atenção!

• O(a) candidato(a) que participar de mais de um dos sistemas de seleção será excluído(a), automaticamente, das vagas no outro sistema quando efetivar a sua matrícula no sistema no qual foi convocado(a).
• Candidatos que já se matricularam na primeira chamada do Vestibular Unicamp e estão sendo convocados em outra modalidade, precisam efetuar nova matrícula na outra modalidade, pois não são remanejados automaticamente. Caso não façam a matrícula, continuam matriculados no curso inicial. Caso façam, a matrícula inicial será cancelada.
• Caso um(a) candidato(a) tenha sido convocado(a) no mesmo curso, na mesma chamada, no Vestibular Unicamp 2022 e em outros sistemas de ingresso, a vaga a ser preenchida será a do Vestibular Unicamp 2022, permitindo que sejam convocados outros candidatos pelos demais sistemas.
• Caso um(a) candidato(a) tenha sido convocado(a) em cursos diferentes, na mesma chamada, no Vestibular Unicamp e em outro(s) sistema(s) de ingresso, será considerada como opção a matrícula que tenha efetivado primeiro, como gesto de sua deliberada escolha.
• Caso um(a) candidato(a) inscrito no mesmo curso seja convocado(a) em qualquer sistema e não realizar sua matrícula quando for convocado(a), seu nome será excluído das chamadas em outros sistemas.

Aulas e calourada 2022

As aulas terão início no dia 14 de março, de maneira presencial e para frequentá-las, você deverá comprovar a finalização do ciclo vacinal. A medida foi aprovada pela Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp e publicada na Deliberação CEPE-A-21/2021. A Unicamp preparou uma programação especial de boas-vindas, que começa no dia 14 de março, às 9 horas. O site da Calourada 2022 ainda está em atualização, mas já pode ser acessado. A Unicamp possui uma rede de ações de apoio à permanência, que inclui diferentes bolsas-auxílio (alimentação, moradia, apoio financeiro), orientação educacional, assistência médica, psicológica e psiquiátrica. Informe-se sobre esses benefícios e as datas do processo seletivo para bolsas em: www.sae.unicamp.br.