08/09/2021 / Em: Destaques, Notícias, Releases

 

Faça sua inscrição

Redução da Taxa (50%) – resultado

Consulte o Edital (GR 52/2021)

 

A Comvest está prorrogando em mais alguns dias as inscrições para o Vestibular Unicamp 2022. As inscrições, que se encerrariam nessa quarta-feira, estão prorrogadas até o próximo dia 14 de setembro (às 17 horas) e devem ser feitas exclusivamente pela internet, em formulário disponível nesta página. O pagamento da taxa poderá ser feito até o dia 15 de setembro. Candidatos que já haviam preenchido o formulário, mas ainda não haviam pago o boleto também poderão pagar até o dia 15/9. A taxa de inscrição é de 180,00 reais. O Manual do Ingresso 2022 está disponível para consulta nesta página.

O Vestibular Unicamp 2022 oferece 2.540 vagas distribuídas em 69 cursos. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área. 8.327 estudantes foram beneficiados com a isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2022 como para a modalidade Enem-Unicamp 2022. Os candidatos contemplados deverão acessar um formulário específico no momento da inscrição e usar o código de isento. O número de vagas oferecidas pelo vestibular voltou a 2.540, pois as 639 vagas do Enem-Unicamp, que haviam sido incorporadas ao processo na edição passada, voltarão a ser oferecidas este ano pela modalidade, com inscrições a partir de 3 de novembro.

A Comvest decidiu prorrogar as inscrições em mais alguns dias por ter registrado um número menor do que o previsto de inscrições em todos os segmentos (ampla concorrência, escola pública e cotas étnico-raciais). De acordo com o diretor da Comissão, José Alves de Freitas Neto, como o ingresso só ocorre uma vez no ano, a Comvest decidiu oferecer uma nova oportunidade para estudantes que queiram ingressar na Unicamp, mas ainda não haviam feito a inscrição. “Sabíamos do momento de desmobilização de muitos estudantes e isso é impacto direto da pandemia no presente e futuro dos jovens. Prorrogar as inscrições é um gesto para que as candidatas e candidatos possam planejar a retomada de seus projetos e sonhos de futuro, o que inclui, buscar uma universidade pública, gratuita e comprometida com a sociedade, com o desenvolvimento da ciência, da educação, das artes e culturas. O recado é bem simples e direto: não espere o próximo ano! Busque sua vaga na Unicamp para 2022, agora, se inscrevendo para o Vestibular”, afirmou José Alves.

Datas

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2022 será realizada em um único dia, 7 de novembro de 2021, e a segunda fase acontecerá nos dias 9 e 10 de janeiro de 2022. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (em setembro e outubro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2022.

Para este ano, a Comvest decidiu manter o mesmo número de questões da primeira fase que havia sido reduzido na edição anterior de 90 para 72 e também o tempo máximo para sua realização de quatro horas. A lista de obras de leitura obrigatória para o Vestibular Unicamp 2022 apresenta dez obras, ao invés das tradicionalmente 12 obras de anos anteriores.

A Comvest reforça que continuará adotando todas as medidas sanitárias no momento de realização das provas, para garantir que todos os protocolos exigidos pelas autoridades de saúde sejam seguidos. A primeira fase será aplicada, no Estado de São Paulo, em 31 cidades: Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos. A única alteração em relação ao vestibular passado é que saiu a cidade de Fernandópolis.

Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

Manual do Ingresso 2022, Lives e aplicativo do Vestibular

 A Comvest disponibiliza um aplicativo gratuito, a partir do qual os estudantes podem receber alerta sobre as datas importantes do vestibular, além de ter acesso rápido às informações mais relevantes. O aplicativo “Vestibular Unicamp” pode ser baixado gratuitamente. Consulte o Manual do Ingresso.

A Comissão programou uma série de eventos online, com transmissão ao vivo, para facilitar a participação dos candidatos interessados em tirar dúvidas e esclarecer informações sobre as modalidades de ingresso nos cursos de graduação da Unicamp. As transmissões podem ser acompanhadas pelas redes sociais da Comvest: Instagram: @vestunicamp. YouTube: Vestibular Unicamp.