05/09/2008 / Em: Releases

Na corrida contra o tempo, o segundo inscrito perde o 1º lugar para o qual havia se programado

A ansiedade e o interesse pela Universidade motivaram a estudante Ananda Vial Cobello, de 18 anos, a ser a primeira inscrita no Vestibular Nacional Unicamp 2009. Moradora da cidade de Salto, no estado de São Paulo, a candidata garantiu, exatamente às 09h15 do dia 01 de setembro sua inscrição para o curso de Medicina da Unicamp. A Comissão Permanente para os Vestibulares Unicamp disponibilizou as inscrições a partir das 09h do mesmo dia. “Eu sou um tanto ansiosa em relação a esse tipo de coisa, então como era pela internet, assim que acordei, vim para o computador garantir minha inscrição. Acho que mostra interesse na universidade e vontade de ser aluna dela. Creio que há mais um valor simbólico em ser a primeira inscrita”, explica Ananda.

Segundo Ananda, o interesse pelo curso de Medicina surgiu logo no início do Ensino Médio. “Quando eu estava cursando o primeiro ano do Ensino Médio, tive contato com uma reportagem sobre Medicina Legal que me fascinou, fazendo com que eu buscasse mais informações sobre o assunto e, por fim, com que eu optasse por essa carreira”, conta.

Correndo contra o tempo, o candidato Rafael Ferreira da Silva, 20 anos, se programava desde o vestibular anterior para garantir a primeira inscrição. Às 09h17, apenas dois minutos mais tarde que Ananda, Rafael efetivou sua matrícula, mas perdeu o posto de primeiro inscrito. “Fiz minha inscrição no Posto do Poupa Tempo do Campinas Shopping. Me programei, mas acho que não consegui ser o primeiro porque abri a página às 09h04 já que o Poupa Tempo abriu às 9h e também porque tive que responder o questionário do PAAIS por eu ter vindo de escola pública. Fiquei um pouco triste mas tudo bem.”, conta o candidato mineiro, residente do Jardim Monte Cristo, em Campinas. “Meu maior sonho é entrar na Unicamp e ser um profissional, por isso vim para Campinas com este objetivo”, confessa Rafael.

Beneficiado com a Isenção Integral da Taxa de Inscrição para o Vestibular Nacional Unicamp 2009, o candidato optou pelos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia, respectivamente. “Por eu não ter condições financeiras para pagar a taxa foi muito bom ter conseguido a isenção”, esclarece o candidato.

Dedicada a estudar por conta própria, Ananda, que presta o Vestibular Unicamp pela primeira vez, dispensou os cursos pré-vestibulares e se prepara em casa, tendo como orientação as provas dos anos anteriores, disponíveis no site da Comvest. Já Rafael, presta pelo segundo ano consecutivo o Vestibular da Unicamp e se prepara fazendo cursinho nos últimos dois anos.

Os estudantes aprovam as alterações e as novidades para o Vestibular Unicamp 2009 e acreditam que as iniciativas trarão benefícios para o processo. “Gostei muito das mudanças, facilita a vida dos vestibulandos, vai ser mais simples a classificação”, opina Rafael. “Não haver mais um caderno separado de respostas garante mais tempo para a execução da prova e a criação de novos cursos é um benefício para os estudantes interessados que podem realizar o desejo de cursar Unicamp. No geral, as simplificações são importantes para melhorar o ingresso na Universidade”, ressalta Ananda.

“Quero ser um professor porque gosto de atuar e ajudar quem precisa. Espero um curso de qualidade em uma universidade conceituada, de qualidade e de grande nível em conhecimento e pesquisa”, conclui o segundo inscrito.