01/01/2004 / Em: Notícias

 

Para um grupo de 1.154 candidatos o Vestibular da Unicamp ainda não acabou. Enquanto a maioria aguarda ansiosa a divulgação dos resultados, eles têm pela frente mais um desafio: mostrar que possuem as habilidades específicas necessárias para cursar Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Dança, Música, Educação Artística e Odontologia. As provas acontecem entre os dias 19 e 22 de janeiro em Campinas, com exceção de Odontologia que será realizada no campus de Piracicaba (Faculdade de Odontologia). A informação completa sobre os dias e horários está disponível neste site.
As provas valem 60 pontos e os candidatos que obtiverem nota inferior a 50% desse valor são eliminados do Vestibular. O objetivo é avaliar se o candidato se ajusta à proposta dos cursos. Em Dança, por exemplo, o objetivo é avaliar o potencial performático da pessoa e se ela consegue expressar-se e comunicar-se artisticamente através de seu corpo. Na prova de aptidão de Arquitetura, são avaliadas a criação, a percepção e a memória através da capacidade do candidato de representar graficamente formas, cores e volumes.
Já no curso de Artes Cênicas, o foco é o ator como gerador do fenômeno teatral, com forte ênfase no trabalho prático e criativo e na constante reflexão crítica sobre questões que envolvem o fazer teatral. Isso implica um aprendizado que trabalhe de forma integrada o pensamento, a sensibilidade e a expressão. O exame de aptidão verifica as potencialidades do candidato em integrar esses três campos.