01/06/2018 / Em: Clipping

Unicamp 2019: Comvest confirma aumento em taxa do vestibular e prova em Salvador (G1 – Campinas e região – 01/06/2018)

Inscrição custará R$ 170, o que representa aumento de R$ 5 sobre valor cobrado na edição anterior. Universidade avalia inclusão de Curitiba (PR) na lista de cidades onde haverá processo seletivo.

A Unicamp confirmou que a taxa de inscrição no vestibular 2019 será de R$ 170, o que significa um acréscimo de R$ 5 – alta de 3,3% – sobre os R$ 165 cobrados dos candidatos na edição anterior. Além disso, Salvador (BA) foi incluída na lista de municípios onde o processo seletivo será aplicado. O coordenador executivo da comissão organizadora do exame (Comvest), José Alves de Freitas Neto, explica que a alta é necessária para que a universidade possa cobrir as despesas com a implementação do vestibular indígena, e por causa da inflação acumulada no período. “O valor ficou definido para que possamos organizar custos”, diz. O edital será divulgado neste mês. As inscrições para o vestibular 2019 devem ser feitas de 1º a 31 de agosto deste ano, por meio de formulário online. A lista de contemplados com isenção na taxa será publicada em 23 de julho. A primeira fase será em 18 de novembro, enquanto a segunda ocorre entre 13 e 15 de janeiro. Confira, abaixo, o cronograma completo do vestibular.

Salvador e Curitiba

Segundo Freitas Neto, Salvador foi acrescentada na relação de cidades onde haverá vestibular não somente pela dimensão populacional, mas mas também porque a instituição busca “um público que valoriza a Unicamp durante a escolha”. Antes disso, a lista já contava com quatro metrópoles – Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE) e São Paulo (SP) – e 30 municípios paulistas. Além disso, ele afirmou que a comissão fará uma reunião na quinta-feira (7) e cogita incluir, ainda nesta edição, Curitiba (PR) na lista. “A comissão sugeriu um estudo e há esta possibilidade”, falou. Na edição 2018, a universidade registrou alta de 61,4% na quantidade de calouros residentes fora de São Paulo – Paraná e Bahia foram os estados com mais representantes.

Formato mantido

Os modelos das provas no vestibular 2019 serão iguais ao da edição anterior. A 1ª fase será composta por 90 questões de múltipla escolha nas disciplinas de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, matemática, história, geografia (inclui filosofia e sociologia), física, química, biologia, inglês, além de interdisciplinares. O tempo será de até cinco horas. As provas da segunda fase serão em janeiro e cada uma terá duração máxima de quatro horas:

• 13/01 – Redação e prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa
  • 14/01 – Matemática, geografia e história
  • 15/01 – Física, ciências biológicas e prova de química

De acordo com a Comvest, as avaliações de habilidades específicas serão entre 21 e 25 de janeiro, com exceção aos cursos de música: neste caso, elas são divididas em duas etapas – a primeira, de 10 a 17 de setembro deste ano; e a segunda entre os dias 14 e 15 de outubro. Ao todo, serão oferecidas 3,3 mil vagas em 70 cursos de graduação, distribuídas nos campi de Campinas, Piracicaba e Limeira. O valor da taxa será divulgado em edital, no dia 7 de junho.

Calendário

Nesta edição, a instituição implementará pela primeira vez cotas étnico-raciais e outras mudanças que visam elevar a inclusão social, entre elas, vagas pelo Enem, criação de um vestibular indígena e de vagas extras para destaques em olimpíadas que tenham abrangência nacional.

Edital Enem

• Inscrições: 15/10 a 14/11/2018
  • Seleção a partir de desempenho em olimpíadas científicas
  • Inscrições: 21/11/2018 a 10/1/2019