×
01/06/2012 / Em: Clipping

 


Pela 2ª vez na semana, Unicamp aparece em ranking de novatas   (IG – Último Segundo – 31/05/12)

Um novo ranking da revista britânica Times Higher Education (THE) é o segundo divulgado nesta semana para classificar as universidades com menos de 50 anos. Assim como aconteceu com a avaliação da empresa Quacquarelli Symonds (QS), a Unicamp, fundada em 1996, é a única brasileira entre as 50 melhores. Na lista da THE, a instituição apareceu em 44º lugar. Na da QS, publicado na segunda-feira, havia ficado em 22º lugar. A Unesp, que começou a funcionar em 1976, aparece no ranking das instituições criadas a partir de 1962 da THE em 99º lugar. No levantamento criado para identificar que nações podem ameaçar os Estados Unidos e a Grã-Bretanha na área da educação superior nos próximos anos os países asiáticos ganharam destaque, mas a América Latina segue sem relevância.



Unicamp diz que apareceu em ranking por sua inovação  (Folha Online – Educação – 31/05/12)

Assim como fez a Unesp, a direção da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) comemorou nesta quinta-feira a inclusão da universidade na lista das cem melhores instituições de ensino superior com menos de 50 anos no mundo. O ranking foi divulgado na noite de quarta-feira (30). A Unicamp, de 46 anos, é a 44ª melhor. A Unesp (Universidade Estadual Paulista), com 36, quase fica de fora. Está na 99ª posição. “É um orgulho para a Unicamp figurar num dos rankings mais prestigiosos do mundo”, disse o reitor Fernando Costa. Segundo ele, a boa colocação alcançada pela universidade está relacionada com a sua produção científica e sua capacidade de inovação.



Faculdade de Direito vai recomendar a adoção de cotas raciais na USP   (Globo.Com – G1 Vestibular – 31/05/12)

A Congregação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo aprovou nesta quinta-feira (31), por aclamação, o encaminhamento de uma recomendação para que a USP adote o sistema de cotas raciais. O colegiado, que é o órgão máximo da tradicional faculdade do Largo São Francisco, considera o programa de bônus para estudantes de escolas públicas insuficiente para permitir o acesso de estudantes de negros e de baixa renda a cursos mais concorridos como direito e medicina, por exemplo. Há pouco mais de um mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) votou pela constitucionalidade do sistema de cotas raciais aplicados por outras instituições, como a Universidade de Brasília e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e estendeu a decisão para todo o país. “Esta é uma decisão histórica”, comemorou o professor Marcus Orione, um dos coordenadores de um trabalho iniciado há cinco anos na Faculdade de Direito para discutir o tema e elaborar propostas para a criação das cotas raciais. O diretor, na época, era o atual reitor da USP, José Grandino Rodas, que criou uma comissão para estudar o tema.

Comvest publica calendário de vagas remanescentes para a Unicamp 2013  (Globo.Com – G1 Vestibular – 31/05/12)

A Universidade Estadual de Campinas publicou nesta quinta-feira (31), no site da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), o calendário do processo para vagas remanescentes 2013. A inscrição, que deve ser feita pela internet, e pagamento da taxa devem ser feitos entre 20 e 30 de agosto. As vagas disponíveis serão divulgadas pela universidade durante o início do prazo. Podem participar do processo seletivo os alunos matriculados em cursos de graduação da Unicamp e de outras instituições de ensino superior, além de candidatos que possuem diploma de curso superior reconhecido, mas diferente do curso pretendido. As informações sobre os programas das provas e critérios de avaliação de cada curso estão disponíveis na página da Comvest.


 
Unicamp divulga calendário de transferência para as vagas remanescentes 2013   (UOL – Vestibular – 31/05/12)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou nesta quinta-feira (31) o calendário para o processo seletivo para as vagas remanescentes 2013. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 20 de agosto até o dia 30 do mesmo mês, pela internet.

Unicamp divulga calendário do processo de transferência   (IG – Último Segundo – 31/05/12)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quinta-feira o calendário de seu processo de transferência para vagas ociosas. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abrirá no dia 20 de agosto de 2012 as inscrições do Processo Seletivo Aberto para as Vagas Remanescentes 2013, que deverão ser feitas até o dia 30 de agosto, exclusivamente pela internet. As vagas oferecidas serão divulgadas somente no início das inscrições. O Processo se realizará em três fases: Exame de Conhecimentos Gerais (ECG), Análise de Compatibilidade de Currículo e Prova Específica de Conhecimento.



Unicamp divulga calendário para preenchimento de vagas remanescentes  (EPTV – Virando Bixo – 31/05/12)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou nesta quinta (31) o calendário do Processo Seletivo Aberto para as Vagas Remanescentes 2013. As inscrições serão iniciadas no dia 20 de agosto e poderão ser efetuadas até o dia 30 do mesmo mês, no site www.comvest.unicamp.br. As vagas oferecidas serão divulgadas no início das inscrições. Podem se inscrever no processo alunos matriculados em cursos de graduação da Unicamp e de outras instituições de Ensino Superior, além de portadores de diploma reconhecido de curso superior diferente do curso pretendido. As informações sobre os programas das provas e critérios de avaliação de cada curso já estão disponíveis aqui. O processo será realizado em três fases: Exame de Conhecimentos Gerais (ECG), Análise de Compatibilidade de Currículo e Prova Específica de Conhecimento. Além dessas três etapas, há provas de Habilidades Específicas para os seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.



Unicamp lança calendário de transferência   (Jornal Agora – Dicas – 01/06/12)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou ontem o calendário do seu processo de transferência para vagas remanescentes. Podem participar candidatos matriculados em qualquer universidade ou com diploma superior de curso diferente do pretendido. As inscrições vão começar no dia 20 de agosto. A primeira fase do processo seletivo será aplicada no dia 23 de setembro. Mais informações sobre a seleção podem ser consultadas pelo site da Unicamp.



Unicamp divulga datas do processo seletivo para vagas remanescentes (Globo On Line – Vestibular – 31/05/12)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abre no dia 20 de agosto as inscrições do processo seletivo para vagas remanescentes 2013. O prazo vai até 30 de agosto e o procedimento deve ser feito na página da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). As vagas oferecidas serão divulgadas no início das inscrições. Podem participar alunos matriculados em cursos de graduação da instituição e de outras universidades, além de portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) diferente do curso pretendido. O processo consiste em três fases: exame de conhecimentos gerais (ECG), análise de compatibilidade de currículo e prova específica de conhecimento. Além dessas três fases, há provas de habilidades específicas para os seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.