×
04/03/2009 / Em: Clipping

 


Veja a quarta chamada do vestibular 2009 da Unicamp  (UOL – Vestibular – 03/03/09)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) publicou nesta terça-feira (3) a quarta chamada do vestibular 2009, com 603 aprovados. A matrícula dos convocados ocorre em 6 de março, das 9h às 12h no campus de Campinas (para os ingressantes na Unicamp). Ingressantes na Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) devem se matricular no Setor de Vida Escolar, Pavilhão da Secretaria Geral, em São José do Rio Preto.

Veja a documentação necessária para a matrícula.

Foi divulgada hoje também a relação da pontuação dos últimos convocados na quarta chamada, consulte:

·  Pontos dos últimos convocados

Segunda opção

Candidatos convocados para em segunda opção devem optar exclusivamente por uma das situações a seguir:

I – Comparecer para fazer a matrícula em data, hora e local conforme divulgado, mantendo interesse por futuro remanejamento para o curso em primeira opção, que poderá ocorrer durante as próximas chamadas (tal interesse deve ser indicado no ato da matrícula;

II – Comparecer para fazer a matrícula em data, hora e local conforme divulgado, desistindo irrevogavelmente de possível remanejamento para o curso de sua primeira opção que poderia ocorrer durante as próximas chamadas (desistência tal indicada no ato da matrícula);

III – Não comparecer para fazer a matrícula a que foi convocado, perdendo o direito à vaga no curso de segunda opção. O candidato continuará, conforme as disposições e normas do edital, a concorrer por uma vaga ao curso de primeira opção.



Unicamp divulga a lista da 4ª chamada do vestibular 2009  (Globo.Com – G1 Vestibular – 03/03/09)

Matrícula deverá ser realizada na sexta-feira (6).
Confira as datas das próximas chamadas.

A Unicamp divulgou nesta terça-feira (3) a quarta chamada dos aprovados no vestibular 2009. Foram convocados 603 estudantes.Confira aqui a lista da quarta chamada da Unicamp . A lista também está disponível no saguão do Ciclo Básico II da Unicamp. Os candidatos convocados deverão realizar a matrícula na sexta-feira (6), das 9h às 12h. A quinta chamada será divulgada na própria sexta-feira. Todos os alunos aprovados na Unicamp, incluindo os que passaram em cursos em Limeira e Piracicaba, deverão se matricular em Campinas, no Ginásio Multidisciplinar. Os ingressantes nos cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) deverão fazer a matrícula em São José do Rio Preto.



Bônus eleva nota na Fuvest de menos de 1% de alunos  (O Estado de S.Paulo – Geral – 04/03/09)

Menos de 1% dos alunos que participaram do Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp) foi aprovado na primeira chamada graças à bonificação recebida na nota da Fuvest. O Pasusp, que consiste em uma prova aplicada no 3º ano do ensino médio, foi criado no ano passado para favorecer o ingresso de alunos de escolas públicas. O programa gerou divergências com a Secretaria de Estado da Educação. O ponto de discórdia foi a necessidade de criar um novo exame em vez de usar o Saresp – avaliação anual feita para alunos da rede pública.  O Pasusp é uma das ações do Inclusp, o programa da USP instituído a partir de 2007 para conceder bônus na Fuvest a alunos da rede pública. Do total de 48 mil estudantes do ensino médio inscritos, 7.868 fizeram a prova em novembro do ano passado. Desses, 5.182 prestaram a Fuvest e 736 passaram para a segunda fase. Dos 117 convocados para matrícula na primeira chamada, 55 não passariam se não fosse pelo somatório dos bônus recebidos, segundo relatório do impacto das medidas de inclusão divulgados ontem pela universidade. Pelo Pasusp, eles tiveram um acréscimo médio de 1,59% na nota, por serem de escolas públicas obtiveram mais 6% e pelo resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) receberam mais uma pontuação. No total, os estudantes aprovados tiveram, em média, acréscimo de 9,5% no resultado final. Antes da divulgação dos dados, o Pasusp já estava ameaçado. Isso porque, conforme mostrou a reportagem no mês passado, o governo não deverá fechar convênio com a USP para que a prova seja feita novamente. A secretária estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, afirmou que a rede não vai mais financiar a realização do exame, que custou R$ 35 por aluno (R$ 1,75 milhão no total) e teve uma abstenção de mais de 83%. Procurada pela reportagem ontem, a pró-reitora de graduação da USP, Selma Garrido Pimenta, não quis comentar os resultados e a decisão da secretária.



Bônus garante admissão de 896 alunos da rede pública na USP (Folha Online – Educação – 04/03/09)

O acréscimo de até 12% na nota do vestibular garantiu que 896 alunos da rede pública entrassem na USP neste ano. Os dados foram divulgados ontem.  Com o bônus, 3.089 alunos dessa rede (29,3% do total) passaram no vestibular. Se não houvesse a vantagem, seriam 2.193 (20,8% do total). Considerada elitista e pressionada a adotar cotas, a USP passou a dar bonificação a alunos da escola pública a partir do exame de 2007. A escola avaliou que a reserva de vagas é muito radical e não atende ao princípio do mérito acadêmico. Como sofreu estagnação no segundo ano do programa, a universidade ampliou de 3% para até 12% o benefício na seleção dos calouros deste ano. Conforme a Folha revelou no final do mês passado, a participação dos estudantes da rede pública entre os aprovados é a maior desde ao menos 2001. Ontem, a universidade divulgou a simulação caso não houvesse a bonificação. “Estamos contentes com o resultado. Mostra que nos aproximamos da escola pública”, afirmou a pró-reitora de graduação, Selma Garrido Pimenta. Avaliação diferente tem o coordenador da ONG Educafro, entidade que exige a inclusão de pobres e negros nas universidades públicas. “O percentual ainda é tímido. Quase 90% dos alunos do ensino médio estão na rede pública. Na hora do filé mignon que é a USP, o percentual cai para menos de 30%”, afirmou. “Achamos que as cotas são o melhor mecanismo de inclusão. Mas, se for ficar com bônus, que seja ampliado.” Desde 2007, todos os alunos de escola pública ganham 3% de acréscimo. A partir do último exame, a USP passou a dar até 6% adicionais com base na nota do Enem. A universidade criou também uma prova exclusiva para os alunos da rede pública, que pode render outros 3% de acréscimo na nota.

Quarta chamada da Unicamp tem 603 nomes; veja lista de aprovados

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou nesta terça-feira a lista dos 603 candidatos aprovados em quarta chamada no vestibular 2009. A matrícula deve ser feita na sexta-feira (6), das 9h às 12h, no campus da Unicamp em Campinas –no Ginásio Multidisciplinar.  Veja a lista de aprovados em quarta chamada . Os convocados para a Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) deverão fazer a matrícula no Pavilhão de Vida Escolar, na Famerp, em São José do Rio Preto. Este ano, estão previstas 11 chamadas no total. A quinta chamada será divulgada na sexta-feira (6); a sexta chamada sai no dia 10; a sétima no dia 13; a oitava no dia 17; a nona no dia 24 de março (juntamente com uma lista de espera); a décima chamada no dia 26/03 (às 16h) e a última no mesmo dia, às 18h.

Documentos para matrícula (cópia autenticada ou cópia acompanhada do original):

  • Certificado de Conclusão do ensino médio ou equivalente;
  • Histórico Escolar completo do curso de ensino médio ou equivalente (somente para Famerp e para candidatos que optaram pelo PAAIS)
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Cédula de Identidade;
  • Título de Eleitor para os brasileiros maiores de 18 anos;
  • Certificado de Reservista ou Atestado de Alistamento Militar ou Atestado de Matrícula em CPOR ou NPOR para os brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino;
  • Uma foto 3 x 4 recente e colorida (2 fotos para Famerp).


Unicamp divulga aprovados em 4ª chamada  (A Tarde/Salvador – Vestibular – 03/03/09)

A Universidade de Campinas (Unicamp) divulgou nesta terça-feira, dia 3, a lista com os 603 convocados em 4ª chamada no processo seletivo de 2009. Para estes candidatos, a matrícula deverá ser realizada dia 6, de 9h às 12h. Os aprovados para todos os campi devem se matricular em Campinas, no Ginásio Multidisciplinar, excluídos os candidatos da Famerp, cujo cadastro deve ser feito em São José do Rio Preto. A lista dos aprovados em quinta chamada deverá ser divulgada também na sexta. Poderão ser convocados candidatos até a 10ª chamada, de acordo com a demanda de vagas. Confira a lista de 4ª chamada da Unicamp e a lista de documentos necessários para a matrícula.