05/03/2018 / Em: Clipping

 

Unicamp divulga 4ª chamada do Vestibular 2018 (Sejabixo! – Notícias – 05/03/2018)

Todos os 425 convocados na quarta chamada deverão realizar a matrícula presencial no dia 7 de março

 

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando, em sua página na internet (www.comvest.unicamp.br), a lista de convocados em quarta chamada no Vestibular Unicamp 2018. Todos os 425 convocados na quarta chamada deverão realizar a matrícula presencial no dia 7 de março, das 9 horas às 12 horas, nos respectivos campi, conforme indicado no Manual do Candidato: na Faculdade de Odontologia (FOP), em Piracicaba. Na Faculdade de Tecnologia, em Limeira. Na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em Limeira e demais cursos no campus da Unicamp em Campinas, de acordo com tabela disponível na página da Comvest. Os documentos necessários para a matrícula estão disponíveis no Manual do Candidato. Em alguns casos, como previsto no Manual do Candidato, estão sendo convocados candidatos que optaram por cursos afins (no momento da Declaração de Interesse por Vagas) e que não foram convocados para suas opções originais (escolhidas no ato da inscrição no vestibular). Os cursos afins são definidos por Portaria Interna da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp. É importante que, ao consultar a lista de convocados, os candidatos observem o curso para o qual estão sendo chamados para realizar a matrícula. A quinta chamada será divulgada no dia 7 de março (até as 23h59) e a matrícula para os convocados nessa lista deverá ser realizada no dia 9 de março. O calendário completo de chamadas e matrículas está disponível na página eletrônica da Comvest e no Manual do Candidato. A Comvest ressalta que é responsabilidade de cada candidato informar-se sobre as listas de chamada. Estão previstas até 11 chamadas.

Matrícula em segunda opção

O candidato convocado para a sua 2ª opção, em qualquer chamada do Vestibular Unicamp 2018, deverá optar exclusivamente por uma das situações a seguir:

Comparecer para fazer a matrícula a que foi convocado e indicar manter interesse por futuro remanejamento para o curso em 1ª opção;

Comparecer para fazer a matrícula a que foi convocado e desistir irrevogavelmente de possível remanejamento para o curso de sua 1ª opção;

Não comparecer para fazer a matrícula a que foi convocado, perdendo irrevogavelmente o direito à vaga no curso de 2ª opção. O candidato continuará a concorrer por uma vaga ao curso de 1ª opção.

 

 

 


Psicólogo larga carreira por sonho de cursar medicina na Unicamp: ‘Vou radicalizar’ (G1 – Campinas e Região – 05/03/2018)

Juliano Watanabe, de 34 anos, deixou emprego na Prefeitura de Campinas e fez dois anos de cursinho para concretizar o sonho; apoio da família e companheira foram fundamentais.

 

A vida profissional do psicólogo Juliano Watanabe, de 34 anos, mudou radicalmente, pela segunda vez em 2 anos, no final de fevereiro deste ano quando o nome dele apareceu na terceira chamada dos aprovados do curso de medicina da Unicamp. Watanabe deu o primeiro passo radical na carreira no início de 2016. Ele tomou coragem e com apoio da família e da companheira, a também psicóloga Mariana Cagnoni Bonfim, pediu exoneração do cargo de psicólogo na Prefeitura de Campinas (SP).

“Vou radicalizar! Vou prestar medicina”, foi o que disse quando resolveu trocar oito anos de uma carreira bem sucedida como psicólogo para ‘mergulhar’ na maratona de estudos , muito comum entre os vestibulandos de medicina.

Desde então, a vida de Watanabe deixou de ser aquela de atender pacientes nos centros de referência de assistência social (Cras) de Campinas para encarar 14 horas por dia com aulas em cursinhos, livros, cálculos e conjunções verbais, fora outras disciplinas exigidas nas provas. Tudo para vencer o vestibular mais concorrido da Unicamp, que na primeira fase deste ano tinha 278,9 candidatos por vaga. Leia mais