×
06/06/2012 / Em: Clipping

 


Universidades federais podem ser obrigadas a reservar 50% das vagas a alunos de escolas públicas   (Veja  – Educação – 05/06/12)

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado deve votar, nesta quarta-feira, um projeto de lei que destina 50% das vagas em universidades federais a estudantes oriundos de escolas públicas. A sessão está prevista para ter início às 10h, e o item é o quarto na pauta de votação. Pelo Projeto de Lei da Câmara (PCL) 180/2008, da deputada Nice Lobão, escolas técnicas federais de nível médio também seriam obrigadas a cumprir a reserva de vagas. O projeto foi apresentado pela deputada em 24 de fevereiro de 1999. Desde então, passou por alterações, como a inclusão de reserva de vagas para negros, pardos e indígenas. Candidatos de família com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo teriam direito à metade das vagas.



Plano de formação   (Editora Segmento – Revista Ensino Superior – Edição 164)

O crescimento de mais de dez vezes nas matrículas no ensino superior tecnológico na última década confirma a aposta do país nessa graduação como uma resposta imediata à falta de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Os esforços para o desenvolvimento da formação de tecnólogos vêm de governos, entidades de classe e empresas que, junto às instituições de ensino, trabalham na formatação de programas específicos para atender à necessidade de cada região. Um dos motivos pelos quais o ensino superior tecnológico é algo premente à sociedade brasileira é o fato de o tempo investido pelos alunos nessa formação, na média de dois anos e meio, ser menor quando comparado ao período necessário para formação de um bacharel, no mínimo de quatro anos. Mas a principal característica que suscita a valoração da modalidade é a especificidade dos saberes de estudos. Como os cursos tecnológicos destinam-se ao aperfeiçoamento de conhecimentos de áreas específicas, característica comum à formação técnica, permitem atender a demandas pontuais do setor produtivo de forma mais rápida, com qualidade e status de nível superior.