07/12/2017 / Em: Clipping

 

Como ser treineiro no Vestibular? (Universia – Notícias – 06/12/2017)

O treinamento pré-Vestibular é uma oportunidade importante para se preparar para o processo seletivo quando você estiver na sua vez

Você ainda não terminou o Ensino Médio nem está no seu último ano? Sabia que é possível prestar um vestibular mesmo assim? Trata-se do que é conhecido como a modalidade dos treineiros. A expressão indica os candidatos que prestam as provas exclusivamente para, como indica o nome, treinar. Mesmo que não tenham a possibilidade de se matricular e iniciar cursos de graduação no Ensino Superior, uma vez que não concluíram o Médio, os treineiros podem ter a experiência de realizar a prova antes do “pra valer”, com a chance de um melhor preparo. Conheça algumas informações sobre como ser treineiro no vestibular.

Como prestar vestibular como treineiro

A modalidade treineiro é regulamentada e categorizada de maneira diferente em cada processo seletivo, ficando sempre a cargo da organização da prova. Assim, é fortemente recomendável que você procure os detalhes no Manual do Candidato e, se necessário, consulte as linhas adequadas de contato para se informar melhor.  De maneira resumida, algumas das instituições e provas mais populares lidam atualmente das seguintes maneiras com a modalidade:

USP

A Fuvest, organizadora do processo seletivo para a Universidade de São Paulo (USP), oferece três carreiras (cursos) específicos para os candidatos na condição de treineiros. Em cada uma destas carreiras hipotéticas, existem 300 vagas. São elas Treinamento Humanas, Biológicas e Exatas. A escolha da carreira muda os detalhes das provas da segunda fase e deve ser feita no momento da inscrição.

UNESP

A Vunesp também disponibiliza opções que separam os candidatos treineiros em blocos, entre elas Engenharias, Direito e Relações Internacionais e Medicina e demais Áreas da Saúde. A instituição ainda oferece aos candidatos treineiros o subsídio da taxa de inscrição, uma redução da ordem de 50% (que deve ser solicitada no período definido no calendário).

UNICAMP

No caso do vestibular para ingresso na Unicamp, não existem modalidades exclusivas aos treineiros. Os candidatos que não concluíram o Ensino Médio no período de divulgação dos resultados não terão os seus nomes dispostos nas convocações de matrícula, mas poderão conferir seus desempenhos online.

FEDERAIS

As universidades federais possuem ingresso unificado por meio do Sisu, que define os treineiros da seguinte forma: candidatos com menos de 18 anos que concluírão o Ensino Médio em ano seguinte ao da aplicação da prova. Candidatos com mais de 18 não são considerados treineiros, uma vez que podem conseguir a certificação do Ensino Médio antes da matrícula. Os resultados de candidatos treineiros são disponibilizados dois meses depois da publicação das notas dos outros inscritos. Consulte as informações de cada IES sobre como ser treineiro no Vestibular e boa prova!.

 


Unicamp divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2018 (G1 – Campinas e Região – 07/12/2017)

Segundo a Comvest, 15.461 candidatos foram classificados para a segunda fase; confira a lista e os locais de prova. Exame acontece nos dias 14,15 e 16 de janeiro.

A Unicamp divulgou, nesta quinta-feira (7), os aprovados na primeira fase do vestibular da instituição. Clique aqui e confira a lista e os locais de prova da segunda fase. De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), 15,4 mil candidatos foram classificados para a segunda fase. A universidade oferece 3.340 vagas, divididas entre os 70 cursos de graduação. A segunda fase acontece nos dias 14, 15 e 16 de janeiro. Os locais de prova são informados individualmente, no momento da consulta à lista de aprovados, através do número de inscrição ou do nome do candidato. Neste ano, 76,2 mil candidatos fizeram a prova da primeira fase, no dia 19 de novembro. As notas de corte de cada curso e a relação candidato-vaga também podem ser acessadas pela internet. Já as notas obtidas por cada candidato na primeira fase do vestibular serão divulgadas no dia 21 de dezembro. A Comvest também anunciou mudanças nas cidades onde serão realizadas as provas. Na segunda fase, a Unicamp vai aplicar o exame em: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Próximas datas

As Provas de habilidades específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão feitas entre 23 e 26 de janeiro de 2018, em Campinas. A primeira chamada será divulgada dia 8 de fevereiro e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula pela internet no dia 9 de fevereiro.

Primeira fase

A primeira fase foi aplicada em 31 cidades de São Paulo, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Fortaleza (CE). O índice de abstenção chegou a 9,02%, segundo a comissão organizadora (Comvest). O exame foi composto por 90 questões de múltipla escolha: 13 de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, 13 de matemática, 9 de história, 9 de geografia (inclui filosofia e sociologia), 9 de física, 9 de química, 9 de biologia, 7 de inglês e 12 interdisciplinares. Feminismo, o desastre ambiental em Mariana (MG) e ditaduras em países da América do Sul foram alguns dos temas abordados no exame.

Segunda fase

As avaliações ocorrem em janeiro de 2018. Cada uma terá quatro horas de duração:

14/01 – Redação e prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa

15/01 – Matemática, geografia e história

16/01 – Física, ciências biológicas e prova de química

 


Unicamp divulga lista de aprovados para a segunda fase do vestibular (A Tribuna – Educação – 07/12/2017)

Foram registrados 66,2 mil candidatos na disputa dos quais 15.461 habilitados para a segunda etapa

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou, nesta quinta-feira (7), a lista dos candidatos aprovados na primeira fase do Vestibular 2018. O exame foi aplicado no dia 19 de novembro, com a participação de 76, 2 mil candidatos, dos quais 15.461 foram habilitados para a segunda etapa. Ao todo, são oferecidas 3.340 vagas em 70 cursos de graduação. Os candidatos aprovados farão as provas da segunda fase em três dias consecutivos: 14, 15 e 16 de janeiro de 2018, independentemente do curso escolhido. Ela é formada por provas idênticas para todos os candidatos, com questões dissertativas. Cada uma tem seis questões, com exceção da Redação.