×
07/02/2011 / Em: Clipping

 


Vagas desperdiçadas  (Folha de S.Paulo – Editorial – 07/02/11)

Decepcionados com a qualidade do ensino, ou sem condições de continuar no curso, 315 mil universitários abandonaram seus estudos em 2009, no Estado de São Paulo. Com base no Censo do Ensino Superior Brasileiro, organizado pelo Ministério da Educação, o pesquisador Oscar Hipólito divulgou levantamento que aponta para o agravamento desse quadro.
De 2000 a 2009, passou de 18% para 27% a proporção dos alunos que desistem da faculdade. A evasão é maior nas instituições privadas (29%), mas também notável nas universidades públicas (16%). Existe algo de paradoxal em tais números, quando se constata ao mesmo tempo a necessidade premente, no Brasil, de profissionais qualificados. Não chega a 13% a proporção dos jovens entre 18 e 24 anos cursando a universidade; trata-se de um capital humano, por assim dizer, precioso demais para ser desperdiçado. Entre os fatores responsáveis pelo fenômeno, aponta-se o de que muitos alunos não têm condições financeiras para continuar estudando. Mesmo contando com bolsas, não conseguem custear os gastos de transporte, material e alimentação que o turno universitário pressupõe. Além disso, quando confrontados com ensino de baixa qualidade, muitos estudantes reveem o cálculo do custo-benefício envolvido na aquisição de um diploma. Pelos dados disponíveis, a evasão universitária tem crescido especialmente no Estado de São Paulo, mas há consenso entre os especialistas de que a situação tende a se repetir, nos próximos anos, em âmbito nacional. Depois de uma fase de rápido crescimento no número de vagas, possibilitando o acesso de mais pessoas de baixa renda ao ensino superior, o desafio agora muda de dimensão: trata-se de evitar, com políticas de estímulo financeiro para os estudantes e exigência de melhor desempenho para as faculdades, o desperdício de recursos, de tempo e de esperança que esse fenômeno representa.



Lista da Unicamp sai hoje e da Fuvest, amanhã  (O Estado de S.Paulo – Vida& – 07/02/11)

Duas das principais universidades publicam paulistas divulgam suas listas de aprovados esta semana. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) publica hoje a primeira chamada de seu vestibular, às 12 horas, no site www.comvest.unicamp.br. Os convocados devem ficar atentos para a documentação exigida e os horarios e dias de matricula. Amanha, às 10 horas, e dia da Fuvest divulgar os nomes dos futuros estudantes da Universidade de São Paulo (USP). A lista de primeira chamada conte 10.752 nomes– 10.652 para a USP e 100 para a Faculdade de Ciencias Medicas da Santa Casa de São Paulo. A lista com os 750 Melhores treineiros tambem será divulgada amanha. Mais informações: www.fuvest.br.



Unicamp divulga 1ª lista de aprovados nesta segunda-feira  (EPTV – Virando Bixo – 07/02/11)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) vai divulgar a primeira lista de aprovados no Vestibular Unicamp 2011 nesta segunda-feira (7), ao meio-dia, no site e no saguão do Ciclo Básico II, no campus de Campinas. Estão previstas 11 listas de aprovados. Já as notas e a classificação dos candidatos na segunda fase na quarta-feira (9), no site. Os candidatos convocados em primeira chamada devem fazer a matrícula no dia 10 de fevereiro nos respectivos campi, como consta no Manual do Candidato.



Unicamp divulga aprovados na 2ª feira (07/02)  (Cosmo On Line – Educação – 04/02/11)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulga na segunda-feira (07/02) a primeira lista de aprovados no Vestibular Unicamp 2011, às 12h, em sua página na internet (www.comvest.unicamp.br) e no saguão do Ciclo Básico 2, no campus da universidade em Campinas. Os candidatos convocados deverão fazer a matrícula no dia 10 de fevereiro nos respectivos campi, como consta no Manual do Candidato. Já as notas dos vestibulandos na segunda fase serão divulgadas no dia 9 de fevereiro. A Comvest prevê onze chamadas no total. A segunda será divulgada no dia 10 de fevereiro, até as 24h, para matrícula dos convocados no dia 16 de fevereiro. O calendário completo de chamadas e matrículas está disponível na página eletrônica da Comvest e no Manual do Candidato, bem como as orientações e documentos necessários à matrícula.


*
Unicamp divulga hoje sua primeira chamada

(Jornal Agora – Dicas – 07/02/11)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulga hoje a primeira chamada do seu vestibular 2011. O resultado estará disponível, a partir do meio-dia, no site da Comvest (responsável pela aplicação do exame), em www.comvest.unicamp.br, e afixado no saguão do ciclo básico 2 do campus de Campinas da universidade. Neste ano, foram oferecidas 3.444 vagas em 64 cursos da Unicamp e outros dois da Famerp (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto). O candidato aprovado deverá fazer a matrícula na próxima quinta-feira, no campus para o qual foi aprovado. No mesmo dia, será divulgada a segunda chamada para as vagas que não forem ocupadas. A matrícula para esses candidatos deverá ser feita no dia 16 deste mês. Ao todo, poderão ser realizadas até 11 chamadas até que todas as vagas sejam preenchidas, segundo a Comvest. As notas de todos os candidatos que participaram da segunda fase serão divulgadas na quarta-feira.

Trote solidário

Desde 1998 a Unicamp realiza um evento chamado “Trote da Cidadania” para recepcionar os calouros. Neste ano, o tema será o consumo sustentável. Além de integrar os novos alunos aos veteranos, o evento aproxima a Unicamp da comunidade e amplia a conscientização dos seus alunos. Mais informações podem ser obtidas pelo tel. (0/xx/19) 3521-6743.



Lista de aprovados na Unicamp sai na segunda-feira (7)  (Gazeta do Povo – Educação – 04/02/11)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgará a primeira lista de aprovados no vestibular 2011 no na segunda-feira (7), às 12 horas, em sua página na internet e no saguão do Ciclo Básico II, no câmpus de Campinas. Os candidatos convocados deverão efetuar a matrícula no dia 10 de fevereiro nos respectivos câmpus, como consta no Manual do Candidato. Já as notas dos candidatos na segunda fase serão divulgadas dia 9 de fevereiro. A Comvest prevê 11 chamadas no total.