08/04/2019 / Em: Clipping

Vestibular 2020: Unicamp anuncia prazo para pedidos de isenção e amplia benefício para todo Brasil (G1 – Campinas e Região – 08/04/2019)

Período para solicitações ficará disponível entre 15 de abril e 6 de maio, diz universidade. Instituição também anunciou mudança na forma de envio da documentação comprobatória.

A Unicamp confirmou na tarde desta segunda-feira (8) que receberá, a partir do dia 15, os pedidos de isenção na taxa do vestibular 2020 – modalidade tradicional e no processo seletivo onde é considerada a nota obtida pelo candidato no Enem – realizado no ano passado ou em 2018. Além disso, a universidade decidiu ampliar a possibilidade de solicitação: deixa de ser restrita aos residentes em São Paulo e fica disponível aos interessados em todos os estados brasileiros. A comissão responsável por organizar o exame (Comvest) alegou que, por enquanto, não trabalha com estimativa de aumento na quantidade de inscritos com a nova medida. Além disso, frisou que o objetivo é dar a mesma oportunidade entre os todos os cidadãos e oferecer “condições mais isonômicas” entre os candidatos no vestibular. Os pedidos devem ser realizados até 6 de maio, exclusivamente na página oficial, diz nota divulgada nesta tarde. Outra novidade confirmada pela Unicamp é que, a partir desta edição, a documentação comprobatória (descrita no edital) deve ser anexada no próprio formulário, e não precisa mais ser enviada pelos Correios. Em 2019, a universidade teve 8,9 mil pedidos e 7,6 mil foram aceitos.

Modalidades

– Candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até 1,5 salário mínimo bruto mensal por morador do domicílio);

– Funcionários da Unicamp/Funcamp;

– Estudantes que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/física, matemática e pedagogia);

Pré-requisitos

– Ter cursado o ensino médio integralmente na rede pública (não se aplica à modalidade 3);

– Ter concluído ou concluir em 2019 o ensino médio;

Número de benefícios

– De acordo com a Unicamp, nesta edição são oferecidas 6.680 isenções na modalidade 1; 100 na modalidade 2; enquanto há número ilimitado para a modalidade 3.

A universidade destacou que a lista de contemplados será divulgada em 24 de julho, e a previsão é de que, a partir deste dia, os beneficiários comecem a receber um comunicado, exclusivamente via correio eletrônico, sobre a isenção na taxa. Na edição 2019, o valor integral foi de R$ 170. Em nota, a Unicamp destacou também que os candidatos que tiverem direito ao benefício não são automaticamente inscritos nos processos seletivos. “É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest”, diz texto. O calendário com datas de inscrição e provas do vestibular (tradicional) será divulgado até o fim de abril; enquanto as inscrições da modalidade via Enem serão realizadas em novembro. Em 2019, a Unicamp contabilizou 76,3 mil inscritos na disputa por 2.589 oportunidades; e outros 17,9 mil candidatos que disputaram 645 vagas oferecidas pelo processo via Enem.

Unicamp amplia programa de isenção das taxas de inscrição (ACidade ON – Cotiano – 08/04/2019)

A novidade é que candidatos de todo o país poderão solicitar a isenção e não apenas aqueles residentes no estado de São Paulo

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) da Unicamp (Unicamp) receberá, a partir do dia 15 de abril, os pedidos de isenção da taxa de inscrição que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2020 quanto para a modalidade Enem-Unicamp 2020. Os pedidos deverão ser realizados até dia 6 de maio, exclusivamente pela internet, na página da Comvest. Uma novidade, a partir deste ano, é que a documentação comprobatória (descrita no Edital) deverá ser anexada no próprio formulário de inscrição e não mais enviada pelos Correios. Outra novidade é que candidatos de todo o país poderão solicitar a isenção e não apenas aqueles residentes no estado de São Paulo, como era até o ano passado. As isenções da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp são oferecidas em três modalidades: 1- para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio); 2- funcionários da Unicamp/Funcamp; e 3- para aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia). Os pré-requisitos são: ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação (não se aplica à modalidade 3) e já ter concluído ou concluir em 2019 o ensino médio. A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1; 100 na modalidade 2 e um número ilimitado de isenções na modalidade 3. A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 24 de julho. Também a partir desta data, os contemplados começam a receber exclusivamente via correio eletrônico um comunicado de que foram beneficiados. Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2020 e no Enem-Unicamp 2020. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest. O calendário com as datas de inscrição e provas do Vestibular Unicamp 2020 será divulgado ainda em abril, na página www.comvest.unicamp.br. Já as inscrições da modalidade Enem-Unicamp 2020 serão realizadas em novembro.