×
08/04/2010 / Em: Clipping

 


Bem avaliada, Famerp perde professores e prejudica aluno  (Folha Online – Educação – 08/04/10)

Quarta melhor faculdade do país no ranking federal e mantida pelo governo estadual, a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP) perdeu cerca de 10% dos seus professores neste ano letivo. Ao menos 15 disciplinas estão sem docentes.  A Secretaria de Ensino Superior afirmou nesta quarta-feira (7) que o problema será resolvido “rapidamente”, com a contratação emergencial de docentes, até que haja concurso público para preenchimento dos postos. O problema ocorreu devido ao regime de contratação de 31 dos seus professores. A faculdade era particular e foi assumida pelo Estado em 1994. Desde então, não houve concurso público. Os docentes que saíam (demissão, aposentadoria ou morte) eram substituídos via contratação pela fundação privada que mantém o hospital universitário da instituição.

Universidades estaduais de SP avaliam unificação dos vestibulares  (Folha Online – Educação – 07/04/10)

Os reitores da USP, Unesp e Unicamp afirmaram nesta quarta-feira que formaram comissão para avaliar a unificação dos seus vestibulares. A decisão foi tomada depois de um projeto de lei com esse teor ter entrado na ordem do dia da Assembleia Legislativa –ou seja, está pronto para votação. O autor do projeto, deputado Edson Giriboni (PV), afirma que a unificação beneficiaria os vestibulandos, que não precisariam pagar taxas de inscrição para cada exame (que custam por volta de R$ 100 cada). Emenda do deputado Bruno Covas (PSDB) prevê que o aluno possa, com a inscrição, disputar vaga em diversos cursos. Para o projeto ser efetivamente votado, é preciso um acordo político entre os líderes partidários.



Unicamp irá receber pedidos de isenção de taxa do vestibular 2011 a partir de 26 de abril  (UOL – Vestibular – 08/04/10)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abre no dia 26 de abril o período de inscrição para a isenção de taxa do processo seletivo 2011. As inscrições poderão ser realizadas até 28 no maio, no site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp).  O candidato deverá enviar a documentação necessária, descrita no edital, pelo correio para a Comvest até o dia 31 de maio. As isenções serão oferecidas em três modalidades:

·  para candidatos provenientes de família de baixa renda (renda líquida máxima de R$550,00 por morador do domicílio);

·  funcionários da Unicamp/Funcamp;

·  para aqueles que se candidatarem aos cursos de licenciatura em período noturno (ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/ física, matemática e pedagogia).



Unicamp irá receber pedidos de isenção de taxa do vestibular 2011 a partir de 26 de abril  (BOL – Notícias – 08/04/10)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abre no dia 26 de abril o período de inscrição para a isenção de taxa do processo seletivo 2011. As inscrições poderão ser realizadas até 28 no maio, no site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp).  O candidato deverá enviar a documentação necessária, descrita no edital, pelo correio para a Comvest até o dia 31 de maio.