×
08/09/2010 / Em: Clipping

 


Públicas de SP estão com inscrição aberta (Folha de S.Paulo – Fovest – 08/09/10)

Está oficialmente aberto o período de inscrições para o vestibulando que quer estudar em São Paulo. Com o início, hoje, das inscrições da Unesp, todas as grandes universidades públicas do Estado estão com os seus processos seletivos em andamento. Quem quer uma vaga na USP deve ficar atento, porque o prazo termina já nesta sexta-feira. Depois, é a vez do fim das inscrições da Unifesp, em 30 de setembro. Em 8 de outubro, Unicamp e Unesp encerram seus prazos. Como na hora de preencher o formulário pode bater aquela dúvida, o Fovest entrou em contato com as organizadoras dos vestibulares para saber o que mais aflige os candidatos na inscrição. Nesta página,estão as respostas para as dúvidas mais frequentes. Outras perguntas respondidas estão no Blog do Fovest (folha.com.br/blogdofovest). Rosane Silva, 18, aluna do Cursinho do XI, não sabia, por exemplo, como proceder após pedir isenção da taxa de inscrição da Fuvest. A fundação informa que, mesmo após conseguir a isenção, é preciso se inscrever normalmente no vestibular.



Inscrições abertas para o vestibular 2011. Confira o manual do candidato
(Folha Dirigida – Vestibular – 03/09/10)

As inscrições para o vestibular 2011 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) já estão abertas. Os interessados em participar da seleção podem se cadastrar somente pela internet, através da página eletrônica da Comvest, organizadora. São oferecidas 3.444 vagas, sendo que 3.320 são para os diversos cursos de graduação da Unicamp e 12 para os cursos de Medicina e Enfermagem da Faculdade de São José do Rio Preto (Famerp). O prazo vai até 8 de outubro. Quem não possuir acesso próprio à internet pode utilizar os computadores dos terminais de acesso disponibilizados na sede da Unicamp, no município de Campinas. O atendimento acontece das 8h30 às 17h30. A taxa de inscrição é de R$120 e deve ser paga via boleto, em qualquer agência bancária, ou através de seu banco via internet. A universidade oferece bônus através do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS). O benefício pode significar acréscimo de até 30 pontos na nota final do exame. Para contar com a pontuação, estudantes que cursaram ensino médio ou supletivo em escolas da rede pública devem indicar a opção na ficha de cadastramento. Estudantes negros, pardos e indígenas podem conquistar ainda mais dez pontos adicionais pelo programa. O processo seletivo será realizado em duas fases, sendo que a primeira está marcada para o dia 21 de novembro. Já a segunda etapa terá provas em três dias consecutivos: 16, 17 e 18 de janeiro de 2011.

Necessidades especiais

Os candidatos portadores de deficiências que exijam condições especiais para realizar as provas devem enviar à Comvest, por via postal, um laudo médico recente (original ou cópia autenticada). O documento deve conter a descrição da deficiência, o Código Internacional de Doenças (CID) referente e as recomendações, por parte do médico, de quais são as condições especiais de que o candidato necessita para realizar as provas. O prazo para envio vai até o último dia de inscrição. A Comvest poderá, a seu critério, realizar perícia médica relativa às necessidades especiais declaradas pelo estudante.