10/02/2018 / Em: Clipping

‘Vaquinha online’ ajuda jovem do Ceará a realizar sonho de estudar na Unicamp (G1  –  Campinas e Região  –  10/02/2018)

Arthur Nogueira, de 23 anos, conseguiu na internet dinheiro para sair de Fortaleza para Campinas. Ele foi aprovado em engenharia da computação.

Quanto vale a realização de um sonho? Para o estudante cearense Arthur Lucas da Silva Nogueira, de 23 anos, R$ 3 mil. Convocado na 1ª chamada da Unicamp, o jovem viu a alegria da aprovação virar frustração já que não tinha o dinheiro para pagar os custos de viagem e moradia em Campinas (SP). Isso mesmo, “tinha”. Para sua surpresa, a ‘vaquinha online’ aberta por ele para conseguir a verba deu um resultado ‘relâmpago’, e a tão sonhada matrícula no curso de engenharia da computação vai virar realidade. A postagem em sua página na rede social recebeu rapidamente mais de 2,5 mil comentários e 1,2 mil compartilhamentos. Diante do resultado, mudou o status do post de ‘pedido’ para ‘agradecimento’. “Quero agradecer a todo mundo que doou, compartilhou, ou deu ‘UP’ na publicação! Fiquei realmente espantado com a gentileza e o apoio que todos me deram. Eu realmente estou muito grato.” Dos R$ 3 mil solicitados para a passagem e três meses de aluguel em uma república em Campinas, o estudante de Fortaleza contou com a colaboração financeira de 112 pessoas e arrecadou R$ 6.030,00 com a ‘vaquinha online’. “O dinheiro que eu conseguir agora será voltado para pagar custos gerais da faculdade, como transporte, alimentação, livros… E o que sobrar, talvez invista em um notebook para mim porque eu ainda não tenho meu próprio computador”, publicou o estudante.

Unicamp

A aprovação em 1ª chamada para o curso de engenharia da computação encheu Arthur Nogueira de orgulho. Em seu texto na abertura da ‘vaquinha online’, ele descreve a situação financeira da família para justificar o pedido.

“Estudar na Unicamp é algo incrível, um verdadeiro sonho, mas minha família não tem condições de me manter lá, por isso estou fazendo essa vaquinha. Atualmente, a minha mãe não trabalha, e o meu pai é um sargento do exército. Dividindo o salário dele pra minha família toda já fica bem apertado”, explica.

O jovem contou ao G1 que fez a matrícula online e agora se prepara para viajar a Campinas (SP) para confirmar a matrícula presencialmente, no dia 19 de fevereiro.