×
11/11/2009 / Em: Clipping

 


Unicamp faz no domingo o último vestibular antes de mudança  (Folha Online – Educação – 10/11/09)

A Unicamp realiza, neste domingo (15), a primeira fase de seu último vestibular 100% dissertativo. As mudanças ainda estão sendo estudadas, mas já devem começar a valer a partir do processo seletivo de 2011. Trata-se de um marco na história da universidade, que mantém apenas questões abertas em todas as suas fases, enquanto a maioria dos grandes vestibulares do país convergiu para um modelo de prova que aposta nas questões objetivas.  A partir do ano que vem, no entanto, a primeira fase deve começar a ter testes. Em disciplinas como matemática e física, em que a resposta da questão é um número, deve haver um cartão em que o candidato marcará os algarismos em quadradinhos destinados a eles (como já acontece na Universidade de Brasília).  De acordo com Renato Pedrosa, coordenador-executivo da Comvest (entidade que organiza o vestibular da Unicamp), a razão para essa alteração é que o vestibular da Unicamp precisa aumentar o número de questões da primeira fase para diminuir o empate técnico dos cursos mais concorridos.

Número de candidatos inscritos na Unicamp é recorde  (Folha Online – Educação – 10/11/09)

Neste domingo, 51.213 alunos vão fazer a prova da Unicamp. É como se cinco ginásios do Ibirapuera lotados estivessem concorrendo a uma das 3.320 vagas oferecidas pela estadual de Campinas.  A Unicamp nunca tinha tido tantos candidatos. Foram 11,5% a mais de inscrições que o último vestibular, desconsiderando-se os inscritos para medicina e enfermagem na Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto), que também escolhe seus alunos pelo processo seletivo da Comvest (organizadora da prova da Unicamp). Essa gente toda vive agora a ansiedade dos dias que antecedem a primeira etapa. De acordo com Célio Ricardo Tasinafo, coordenador pedagógico da Oficina do Estudante, cursinho de Campinas especializado em Unicamp, a essa altura do campeonato não adianta mais tentar aprender conteúdos novos.



Mais de 55 mil estudantes fazem prova do Vestibular Unicamp neste domingo  (Gazeta do Povo – Vestibular – 10/11/09)

A Unicamp realizará no próximo domingo (15) a primeira fase do seu vestibular. Mais de 55 mil candidatos deverão disputar 3.444 vagas em 66 cursos da instituição e de dois cursos da Farmep (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). A prova da primeira fase inclui Redação e 12 questões gerais de natureza discursiva em Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Matemática e Química. A prova será aplicada em 24 cidades do país. Os candidatos devem consultar no site da Comvest o local onde eles irão fazer o exame. A lista dos candidatos classificados para a segunda fase será divulgada no dia 16 de dezembro. Os candidatos são orientados a chegar ao local da prova às 13h, já que os portões serão fechados impreterivelmente às 13h45.



Veja o que ainda dá tempo de fazer para se dar bem no vestibular na Unicamp  (Guia do Estudante – Notícias – 11/11/09)

Neste domingo, dia 15, 51.213 mil candidatos disputam 3.320 mil vagas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Para você se preparar nesses quatro dias que restam até a data do exame, o professor Paulo Lima, coordenador pedagógico do CPV, dá algumas dicas. “A atitude de última hora que mais vale a pena é olhar provas passadas para conhecer a estrutura do exame”, afirma. A prova é elaborada, tradicionalmente, em torno de uma temática única, com 12 questões dissertativas – de nível médio ou fácil – e uma redação. Por conta disso, Paulo Lima diz que o vestibulando deve estar atento a dois pontos específicos quando for conferir provas passadas. O primeiro ponto são os temas abordados pelo exame.